Copom: entenda a reunião que define a taxa Selic
Encontro do Comitê de Política Monetária do Banco Central, que acontece a cada 45 dias, debate cenário de juros e inflação do país
20/09/2023
Sede do Banco Central, em Brasília: autoridade monetária | Foto: EBC
A cada 45 dias o noticiário econômico é envolvido por discussões sobre a taxa básica de juros da economia, a taxa Selic. É porque é sempre nesse intervalo que o Comitê de Política Monetária do Banco Central, o Copom, se reúne para definir os rumos da taxa de juros.
O calendário de reuniões é divulgado pelo Banco Central com antecedência.
Em 2020, por exemplo, após a reunião de 4 e 5 de agosto, ainda teremos mais três encontros: em 15 e 16 de setembro, 27 e 28 de outubro e 8 e 9 de dezembro.
Quem define a taxa Selic?
O Copom — sigla para Comitê de Política Monetária — é um órgão do Banco Central criado em 1996 com o objetivo de definir, entre outros indicadores econômicos, a taxa Selic.
Em alguns países, como nos Estados Unidos e na Alemanha, órgãos similares também existem, e foi baseado neles que as diretrizes que regem o comitê foram pensadas.
Dois dias de reunião
As reuniões do Copom são divididas em duas sessões, uma às terças-feiras e outra às quartas-feiras.
O primeiro dia é reservado para a apresentação de uma análise técnica do cenário econômico do País, quando se apresentam a visão para indicadores como inflação, nível de atividade, câmbio, finanças públicas, cenário econômico internacional, entre outros.

