Mercado de crédito segue em alta e ação do Itaú é destaque entre os bancos
Em meio a dados que mostram a expansão do crédito para pessoa física, o Banco Safra reitera a preferência pela ação do Itaú Unibanco (ITUB4)
29/11/2024O Banco Central do Brasil divulgou dados de crédito relativos a outubro de 2024. Os empréstimos apresentaram uma tendência semelhante à do mês passado, com aceleração contínua nos empréstimos para pessoa física, impulsionados principalmente por empréstimos de veículos e não consignados, enquanto os empréstimos consignados mostraram uma desaceleração no ritmo de crescimento.
O Banco Safra destaca que as operações de crédito pessoal não-consignado foram sequencialmente mais altas, totalizando R$22 bilhões (vs. R$20 bilhões em setembro), um importante driver de receita para o Nubank (NUBR33).
Saiba mais
- Carteira recomendada Top 10 BDRs: Coca-Cola substitui Procter & Gamble
- Telefônica e Copel entram na Carteira Top 10 ações para dezembro
- Como operar na bolsa de valores com a segurança da Safra Corretora
Notamos também que os empréstimos às Pequenas e médias empresas desaceleraram e que as originações de empréstimos rurais permaneceram fracas.
Os empréstimos de bancos privados locais cresceram abaixo do sistema, apesar de uma melhoria sequencial na inadimplência, o que pode indicar uma postura mais conservadora em comparação com os bancos do setor público.
Itaú é ação de destaque entre os bancos
O spread do segmento comercial melhorou, impulsionado principalmente por empréstimos com fundo específico, enquanto o spread do varejo foi menor, particularmente nos pagamentos de cartões de crédito em parcelas.
O índice de inadimplência permaneceu praticamente estável em todo o sistema, embora realcemos uma nova deterioração na inadimplência
do setor rural.
Em meio a essa perspectiva, que traz incerteza sobre a capacidade dos bancos de crescer fortemente e melhorar as margens de forma consistente no curto prazo, o Banco Safra reitera a preferência pela ação do Itaú Unibanco (ITUB4).