BC indica queda na taxa de aprovação de crédito no primeiro trimestre de 2025
Indicador de oferta de crédito do Banco Central deve cair nos primeiros três meses de 2025 ao menor nível desde o último trimestre de 2023
24/02/2025
Para os três primeiros meses de 2025, espera-se que a tendência de queda nas taxas de aprovação persistas | Foto: Getty Images
Pela primeira vez desde o quarto trimestre de 2023, o indicador de oferta de crédito prevê um resultado negativo para o primeiro trimestre de 2025. É o que aponta a pesquisa de condições de crédito do Banco Central do Brasil (Bacen).
A pesquisa reúne informações de instituições financeiras sobre as tendências de mercado realizadas e esperadas para os segmentos de pessoa física (consumo e hipoteca) e corporativo (PMEs e grandes empresas).
Saiba mais
- Safra é o melhor banco em fundos de ações, segundo a FGV
- Fundos imobiliários: descontos indicam bom momento para investir
- Como operar na bolsa de valores com a segurança da Safra Corretora
Isso implica uma reversão de tendência para requisitos de aprovação de crédito mais rigorosos em todos os produtos, com os empréstimos pessoais e consignados mostrando a desaceleração mais acentuada.
Os dados realizados para os indicadores de oferta de crédito para PMEs no quarto trimestre de 2024 evidenciaram uma desaceleração mais acentuada do que o inicialmente esperado.
Taxa de aprovação de crédito cai no início de 2025
Para os três primeiros meses de 2025, espera-se que a tendência de queda nas taxas de aprovação persista. Quanto aos fatores negativos, prevê-se que a inadimplência do sistema faça a contribuição mais negativa.
Semelhante às micro, pequenas e médias empresas, a pesquisa prevê uma grande queda no apetite por empréstimos corporativos, com a tolerância ao risco e as perspectivas econômicas sendo os principais fatores negativos.

