close

Dados da indústria puxam a agenda econômica

Anúncios de indicadores sobre a atividade industrial no Brasil e nos EUA são os principais eventos econômicos da semana

Agenda econômica com mãos de duas pessoas com canetas

Produção industrial brasileira de dezembro do ano passado será conhecida na terça-feira, 2 | Foto: Getty Images

A semana que se inicia reserva sinalizações importantes com uma expressiva agenda econômica, com indicadores para a economia doméstica e internacional.

No Brasil, o destaque fica para a produção industrial de dezembro do ano passado, o que permitirá ter uma visão consolidada do setor em 2020. O anúncio acontecerá na terça-feira, 2.

Nos Estados Unidos, as atenções devem se voltar para sinalizações de atividade em dois setores importantes para a economia: a indústria e os serviços.

Os números já oferecem uma visão sobre o andamento da maior economia do mundo no início deste ano. Dados sobre a indústria saem na segunda, 1, enquanto que os de serviços serão conhecidos na quarta-feira, 3.

Por lá, também conheceremos novos números sobre o mercado de trabalho, com destaque para a sexta-feira, 5, quando é divulgado o relatório de emprego para janeiro.

Segunda-feira: indústria dos Estados Unidos

O principal indicador do dia será conhecido às 12h, com o índice de atividade industrial nos EUA em janeiro, divulgado pelo ISM. O consenso do mercado projeta recuo de 60,5 para 60,0 pontos.

Antes disso, às 8h25, o Banco Central divulga o tradicional Relatório Focus. A pesquisa com agentes econômicos do mercado traz projeções para os principais indicadores macroeconômicos: PIB, Selic, dólar e inflação.

A temporada de balanços corporativos também começa a ganhar força na segunda-feira, oferecendo mais detalhes sobre como algumas das maiores companhias do país se comportaram no último trimestre de 2020.

O foco se volta para o balanço do Itaú Unibanco, após o fechamento do mercado.

Terça-feira: indústria no Brasil e PIB europeu

Às 7h, será conhecido o PIB da zona do euro para o quarto trimestre de 2020. O consenso de mercado projeta crescimento de 12,4% na comparação com o terceiro trimestre. Ainda assim, a alta deve ser insuficiente para apagar as perdas do ano.

Com o fechamento do último trimestre, o consenso de mercado projeta um PIB de 2020 negativo em 1%.

Em seguida, às 9h, o IBGE divulga a produção industrial de dezembro. O Banco Safra projeta alta de 0,3% na comparação com novembro e de 7,3% na comparação com dezembro de 2019.

À noite, às 23h, também será conhecido o PMI Composto da China para janeiro, divulgada pelo Caixin. Essa é uma medida de atividade na indústria e no setor de serviços.

Quarta-feira: mercado de trabalho nos EUA

Às 10h15, é divulgado o relatório do ADP para janeiro, mostrando a criação ou o fechamento de postos de trabalho no setor privado dos EUA. O consenso de mercado prevê a criação líquida de 60 mil postos de trabalho no mês, contra o fechamento líquido de 123 mil postos em dezembro.

Já às 12h, os investidores conhecem o índice de atividade no setor de serviços dos EUA em janeiro, também divulgado pelo ISM. O consenso do mercado projeta recuo de 57,7 pontos em dezembro para 56,7 pontos em janeiro.

A temporada de balanços também continua na quarta-feira com mais dois resultados de bancos: Santander, antes da abertura do mercado, e Bradesco, depois do fechamento.

Confira as projeções do Safra para os balanços dos bancos.

Quinta-feira: produção de veículos

Sem horário definido, é esperada para quinta-feira a divulgação dos números de produção de veículos em janeiro no país, divulgados pela Anfavea.

No cenário internacional, às 7h são conhecidas as vendas no varejo na zona do euro em dezembro. O consenso de mercado estima crescimento de 1,8% sobre os números de novembro.

Às 9h, o banco central inglês, o Bank of England (BoE), revela sua decisão de política monetária, com expectativa pelo consenso de mercado para a manutenção dos juros no patamar de 0,1% ao ano.

Sexta-feira: relatório de emprego nos EUA

Encerrando a semana, os EUA divulgam o relatório de emprego para janeiro, às 10h30, também conhecido como payroll.

O documento traz informações como variação nos postos de trabalho, taxa de desemprego e rendimento médio por hora trabalhada. O consenso de mercado prevê a manutenção da taxa de desemprego em 6,7%, e a criação de 50 mil postos de trabalho.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra