Davos abre debate sobre a reconstrução da economia
De 25 a 29 janeiro, evento discute com importantes lideranças mundiais como recuperar a economia no pós-pandemia
25/01/2021Brasil será representado pelo vice-presidente Hamilton Mourão e por ministros da Economia, Agricultura e Rel. Exteriores | Foto: Divulgação/WEF
O tradicional Fórum Econômico de Davos, realizado anualmente na região dos alpes suíços, começa hoje de uma forma inédita, totalmente virtual.
O encontro é reconhecido pela presença de líderes empresariais, políticos e intelectuais e debates sobre as questões globais mais urgentes.
A pandemia direciona os debates e palestras, que terão como pano de fundo a reconstrução da economia global pós-pandemia. “Um Ano Crucial para Reconstruir a Confiança”, é o tema do encontro que prossegue até 29 de janeiro.
Lideranças mundiais marcam presença
Está confirmada no Fórum Econômico de Davos a presença de chefes de Estado como o presidente da China, Xi Jinping, do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, do presidente francês, Emmanuel Macron e a chanceler alemã Angela Merkel.
Outros nomes fortes como Ursula von der Leyer (presidente da Comissão Europeia), Benjamin Netanyahu (premiê de Israel), Giuseppe Conte (primeiro-ministro da Itália) e Moon Jae-in (presidente da Córeia do Sul) também participarão do Fórum Econômico de Davos.
Da América Latina, o destaque vai para a presença do presidente da Argentina, Alberto Fernández. Além dele, estarão os chefes do executivo da Colômbia, Costa Rica.
António Gutierrez (secretário-geral da ONU), Tedros Adhanom Ghebreyesus (diretor-geral da OMS),Kristalina Georgieva (diretora do FMI) e Christine Lagarde (presidente do Banco Central Europeu) estão confirmados.
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) deve ser representado pelo vice, Hamilton Mourão (PRTB). A participação brasileira conta também com os ministros Paulo Guedes (Economia), Tereza Cristina (Agricultura) e Ernesto Araújo (Relações Exteriores). O governador de São Paulo, João Doria, vai participar.
O setor privado será representado por mais de mil lideranças. Cerca de 500 presidentes executivos e conselheiros de grandes empresas devem participar de debates ao longo da semana.
Temas do Fórum Econômico de Davos
O Fórum Econômico de Davos de 2021 terá como foco a reconstrução da economia global pós-pandemia.
“Reconstruir a confiança e aumentar a cooperação global são cruciais para promover soluções inovadoras e ousadas para conter a pandemia e conduzir uma recuperação robusta”, diz Klaus Schwab, fundador e presidente executivo do Fórum Econômico Mundial.
Serão trabalhados cinco temas-chave ao longo do encontro. São eles:
- Projetando sistemas econômicos coesos, sustentáveis e resilientes (25 de janeiro)
- Impulsionando a transformação e o crescimento responsáveis da indústria (26 de janeiro)
- Melhorando a gestão dos bens comuns globais (27 de janeiro)
- Aproveitando as tecnologias da Quarta Revolução Industrial (28 de janeiro)
- Promoção da cooperação global e regional (29 de janeiro)
A agenda completa do Fórum Econômico de Davos pode ser conferida pelo site do Fórum Econômico de Davos de 2021.