Decisão dos juros no Brasil é o grande destaque desta semana
Em semana com feriado nos EUA, os investidores estarão atentos ao Copom que divulga nova taxa para o país na quarta-feira
19/06/2023A semana começa com feriado nos Estados Unidos, o que deve diminuir a liquidez no mercado mundial. Com isso, os investidores estarão atentos nesta semana à política monetária no Brasil. Na quarta-feira o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) divulga a nova taxa de juros para o país.
Atualmente os juros no Brasil estão em 13,75% ao ano, patamar no qual está desde setembro do ano passado. A expectativa do mercado é de que o BC mantenha novamente a taxa neste nível, mas indique o início do ciclo de alívio monetário.
“A queda do IGP-10 na sexta-feira foi maior que a esperada e demonstra um cenário mais positivo para os preços. Além disso, começa a aumentar ainda mais a perspectiva de corte de juros pelo Banco Central nas próximas reuniões”, disse Cauê Pinheiro, estrategista do Banco Safra.
A expectativa do Safra é de que o Banco Central inicie a baixa dos juros a partir de setembro para que ao final do ano a taxa fique em 11,75%.
Além disso, os investidores estarão de olho nos desdobramentos das negociações do novo arcabouço fiscal no Senado Federal. O projeto tramita na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e, segundo o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, caso seja aprovado na comissão na terça-feira, pode entrar em votação no plenário no mesmo dia.