close

Degradação ambiental ameaça PIB de 44% das cidades

Relatório do Fórum Econômico Mundial de Davos aponta que US$ 31 trilhões de municípios de todo o mundo estão ameaçados

Paisagem de fumaça de queimada em floresta, alusivo ao PIB das cidades ameaçado pela degradação ambiental

Em comunicado, o Fórum defende a adoção de diretrizes para ajudar as cidades a adotarem soluções baseadas na natureza para a infraestrutura urbana | Foto: Getty Images

O Fórum Econômico Mundial e outras entidades advertiram nesta segunda-feira, 17, em relatório, que quase a metade do Produto Interno Bruto (PIB) das cidades corre risco, diante de perdas de natureza.

Realizado em Davos, na Suíça, o Fórum acontece até a próxima sexta-feira, 21, de forma virtual, devido à pandemia de covid-19.

O levantamento aponta para o papel importante dos municípios para destravar oportunidades econômicas, tendo em vista soluções baseadas na natureza.

O relatório diz que 44% do PIB nas cidades pelo mundo, ou US$ 31 trilhões, correm risco de sobressaltos com degradação ambiental.

O estudo foi feito com colaboração com o Instituto Alexander von Humboldt Institute, o governo da Colômbia, e o BiodiverCities by 2030 Initiative, do Fórum, com a intenção de analisar o quadro e sugerir soluções.

Em comunicado, o Fórum defende a adoção de diretrizes para ajudar as cidades a adotarem soluções baseadas na natureza para a infraestrutura urbana, a fim de otimizar gastos e impulsionar o crescimento sustentável. (AE)

Abra sua conta

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra