Desenvolvedora vende franquia ‘Tomb Raider’ para investir em blockchain
Tradicional série de games da japonesa Square Enix é adquirida por US$ 300 milhões. Jogo inspirou filme estrelado por Angelina Jolie
03/05/2022A desenvolvedora e publicadora japonesa de jogos Square Enix anunciou a venda dos direitos sobre a famosa franquia ‘Tomb Raider’. A nova dona será a Embracer Group, holding sueca de games e mídia, que pagará US$ 300 milhões.
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Conforme anúncio oficial, o acordo entre as companhias envolve ainda a transferência de três estúdios: Eidos Interactive, Crystal Dynamics e Square Enix Montreal.
Estes estúdios são responsáveis por outras franquias de sucesso, como ‘Deux Ex’, ‘Hitman: Sniper’, ‘Thief’ e ‘Legacy of Kain’.
O negócio será fechado no segundo ano fiscal da Embracer Group, que compreende os meses entre julho e setembro de 2022.
A franquia 'Tomb Raider' tem como personagem central a arqueologista britânica Lara Croft, que explora tumbas e ruínas sombrias ao redor do mundo. Até aqui, já vendeu 88 milhões de cópias autorizadas.
A série, inclusive, inspirou a famosa série de filme que iniciou com 'Lara Croft: Tomb Raider', de 2001, estrelado por Angelina Jolie (veja o abaixo).
Além da franquia da heroína britânica, a Square Enix é conhecida por outros títulos de sucesso no mundo dos games, como 'Final Fantasy', 'Dragon Quest' e 'Kingdom Heart'.
Tomb Raider abre espaço para o blockchain
Segundo a Square, a vendas dos ativos anunciados tem o objetivo de reduzir custos em meio a um ambiente de negócios global desafiador, além de investir em novas tecnologias como o blockchain.
De acordo com a empresa, o acordo “permite o lançamento de novos negócios ao avançar com investimentos em campos como blockchain, IA (inteligência artificial) e nuvem”.
O blockchain é a tecnologia que permite a existência de criptoativos, como os NFTs (tokens não fungíveis) e as criptomoedas.
Nesse sentido, há um polêmica no mundo gamer se a troca de um produto tradicional e considerado atemporal no mercado pela aposta no blockchain faz sentido para a Square Enix.
Em todo caso, o mercado de games avança cada vez mais no campo de novas tecnologias, principalmente com o advento do metaverso, que permite, além de interação social, o lazer com jogos em realidade virtual e aumentada.