Veja os destaques do relatório de produção da Vale no 2º trimestre
Companhia teve queda de 1,2% no volume produzido de minério de ferro, acompanhando a baixa de mais de 40% na cotação da commodity, que desvaloriza desde março
20/07/2022Em seu relatório de produção e vendas referente ao segundo trimestre deste ano, a Vale (VALE3) registrou menor volume produzido de minério de ferro (-1,2% ante mesmo período de 2021), acompanhando a baixa de mais de 40% na cotação da commodity, que desvaloriza desde março, quando superou US$ 140 a tonelada.
Quanto às vendas de minério pela Vale, houve uma queda de 2,3% em relação ao segundo trimestre do ano passado.
Saiba mais
- Com desempenho ruim da Vale, Ibovespa opera no vermelho
- Invista com segurança e baixo valor de aplicação
- Veja como operar na bolsa de valores com a solidez da Safra Corretora
A produção de cobre caiu 23,9% versus o 2T21, influenciado pelo tempo de manutenção acima do esperado na mina de Sossego, no Pará.
Em níquel, houve uma redução de 16,1% ante o 2T21 no volume produzido, em razão de manutenção programada nas plantas downstream, mas parcialmente compensado pela produção em Onça Puma. também no Pará. A companhia também registrou quedas nas vendas em ambas as linhas.
A Vale revisou o seu guidance (orientação futura) de produção para 2022, reduzindo a produção de minério de ferro de um intervalo de 320 a 335 milhões de toneladas para 310 a 320 milhões de toneladas.
Na operação de cobre, a projeção de produção passa a ser entre 270 a 285 mil toneladas, contra 330 a 355 mil esperados anteriormente.
As condições climáticas desfavoráveis no primeiro trimestre deste ano impactaram a produção da Vale para o semestre. Além disso, fatores como desvalorização no preço do minério de ferro, lockdowns e crise imobiliária na China puxam a demanda para baixo.