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6 formas de ativar gatilhos mentais e atrair clientes

Sebrae divulga orientações sobre como despertar sentimentos nos consumidores e influenciá-los a tomar decisões alinhadas à marca

Casal de máscaras de proteção olhando vitrine feliz fazendo compras

Ações de relacionamento e aproximação ativam gatilhos na mente dos clientes que influenciam na hora da compra | Foto: Getty Image

Além de bons preços e atendimento de qualidade, ações promocionais são boas ferramentas para uma empresa atrair clientes.

Em um momento que a economia busca se reerguer, o Sebrae publicou um e-book com orientações sobre como atrair clientes por campanhas e promoções que gerem valor e despertem sentimentos na cabeça das pessoas.

Essas ações têm sido estudadas pela psicologia por promoverem a ativação de gatilhos mentais nos consumidores.

Ativação de gatilhos mentais

De acordo com a ciência, os gatilhos mentais são técnicas de persuasão que se relacionam com aspectos instintivos, emocionais e sociais presentes em todos nós.

Para os negócios, os gatilhos têm o poder de atrair a atenção de clientes e os influenciar a tomar decisões rápidas e focadas na mensagem da empresa.

O e-book do Sebrae com sugestões de como explorar gatilhos mentais atrair os clientes conta com mapeamento feito pelo professor de psicologia Robert Cialdini, da Universidade do Estado do Arizona, nos Estados Unidos.

6 formas de atrair clientes por gatilhos mentais

  1. Gatilho da afinidade
    De acordo com o Sebrae, os consumidores tendem a a se aproximar de marcas e produtos que se pareçam com eles, que transmitam alguma conexão. Por isso, o empreendedor deve conhecer muito bem o público-alvo e adaptar toda a comunicação às preferências das pessoas.

  2. Gatilho da autoridade
    Autoridade é alguém especialista e com enorme conhecimento em determinado assunto. Aqui o empreendedor deve se mostrar presente em sua área de atuação por meio de conteúdos, citações na imprensa e parceria com outras marcas que sejam autoridades, por exemplo.

  3. Gatilho da coerência e compromisso
    Mostrar compromisso com causas valorizadas pelo público-alvo gera um elo afetivo com as pessoas. Além disso, o envolvimento em ações que vão além dos próprios produtos cria confiança no consumidor de que o negócio terá uma continuidade.

  4. Gatilho da escassez
    Este gatilho promove a valorização dos produtos. A ideia é mostrar aos clientes que o que se tem para vender é restrito, limitado ou raro. Oferta de produtos exclusivos, benefícios aos primeiros compradores e destaque para últimas peças são boas táticas.

  5. Gatilho da prova social
    De acordo com o conteúdo do Sebrae, as pessoas tendem a acreditar que se muitas outras estão tomando uma determinada atitude, é porque esta é certa. A orientação neste caso é aproveitar bons depoimentos sobre a experiência de clientes satisfeitos, apostar em influenciadores digitais e emplacar notícias na imprensa profissional.

  6. Gatilho da reciprocidade
    Aqui o gatilho define que as pessoas tendem a retribuir favores, mesmo que estes não tenham sido solicitados. As melhores táticas aqui são oferecer brindes, amostras, degustações, entre outras ações promocionais.

O conteúdo do Sebrae sobre gatilhos mentais e atração de clientes pode ser acessado na íntegra por este link.

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