Consumo de diesel e gasolina registra queda de 2,5% em janeiro
Petrobras reajustou o diesel no fim de janeiro, enquanto os preços da gasolina permaneceram inalterados/ Vibra, Ipiranga e Raízen ganham mercado
26/02/2025
Participação de mercado dos grandes distribuidores mostrou leve tendência de alta | Foto: Getty Images
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) relatou uma queda de 2,5% em janeiro nos volumes combinados de diesel e gasolina em janeiro, em comparação com dezembro de 2024.
Em relação aos preços, a Petrobras reajustou o diesel desde o último relatório do Safra, no fim de janeiro, enquanto os preços da gasolina permaneceram inalterados.
A diferença de preço doméstico em relação ao IPP agora está com um desconto de 4% para o diesel, enquanto os preços da gasolina estão alinhados com o IPP, segundo a análise do Safra.
Saiba mais
- Safra é o melhor banco em fundos de ações, segundo a FGV
- Fundos imobiliários: descontos indicam bom momento para investir
- Como operar na bolsa de valores com a segurança da Safra Corretora
Crescem as importações de diesel
As importações consolidadas de diesel em janeiro aumentaram 28%, enquanto a participação dos importadores independentes no abastecimento doméstico de diesel foi na direção oposta e caiu para 8% em janeiro vs. 9% em dezembro.
A participação de mercado dos grandes distribuidores mostrou uma leve tendência de alta: a participação de mercado da Vibra subiu 30bps para 22,8%, a da Ipiranga subiu 40bps para 17,7% e a da Raízen subiu 20bps para 16,3%.

