Copom volta a elevar taxa básica de juros esta semana
Conselho Monetária do Banco Central deve elevar novamente os juros esta semana; mercado espera alta de 1%, para 5,25% ao ano
02/08/2021O Conselho de Política Monetária (Copom) do Banco Central volta a elevar a taxa básica de juros (Selic) esta semana.
A expectativa do Safra é que a instituição acelere o passo e aumente desta vez a taxa básica de juros em 1 ponto porcentual, para 5,25% ao ano. Ao fim de 2021, a Selic deve chegar a 7% ao ano.
O Relatório Trimestral de Inflação do Banco Central divulgado no último dia 24 de julho reitera a nova alta de 0,75 ponto porcentual da Selic (a taxa básica de juros) em agosto, mas diante do cenário recente a expectativa do mercado é de uma alta maior, de 1%.
Em junho passado, o Copom elevou pela terceira vez consecutiva a Selic em 0,75 ponto porcentual, para 4,25% ao ano. Para o encontro desta semana, de 51 instituições consultadas pelo Projeções Broadcast, 44 (86%) preveem aumento da Selic em 1 ponto porcentual, para 5,25%. As sete demais (14%) apostam em alta de 0,75 ponto.
O relatório de inflação do Banco Central cita a deterioração de expectativas em relação à alta dos preços. “Uma deterioração das expectativas de inflação para o horizonte relevante pode exigir uma redução mais tempestiva dos estímulos monetários. O Comitê ressalta que essa avaliação também dependerá da evolução da atividade econômica, do balanço de riscos e de como esses fatores afetam as projeções de inflação.”
Covid tira diretor do BC de reunião do Copom
O diretor de política monetária do Banco Central (BC), Bruno Serra Fernandes, não participará das reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom) nestas terça e quarta-feiras, dias 2 e 3, por ter testado positivo para covid-19 na semana passada.
Além desfalcar a reunião presencial da autoridade monetária, a covid também está entre os fatores que pesam em mais uma decisão de elevar os juros, por causa dos seus efeitos na economia.
Como as reuniões do Copom são presenciais, todos os membros do colegiado fazem o teste para covid-19 nas vésperas do encontro. Segundo o BC, Bruno Serra segue assintomático e trabalhando normalmente de maneira remota. (Com AE)