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Dirigível fará cruzeiro de luxo no Polo Norte

Maior aeronave do mundo será usada em viagens de turismo de luxo para observação da fauna e das paisagens do Polo Norte

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As reservas para o voo inaugural estão disponíveis no site da OceanSky Cruises e custam R$ 1,2 milhão por casal | Foto: Divulgação

Uma startup chamada OceanSky Cruises está vendendo reservas para cruzeiros aéreos de luxo em dirigíveis no Polo Norte. As primeiras viagens devem começar em 2023.

Os dirigíveis são silenciosos e não poluem o ambiente. Eles são mais lentos que os aviões, mas isso é visto como uma vantagem em voos turísticos.

O modelo do dirigível não foi confirmado oficialmente, mas segundo uma reportagem da CNN a empresa deverá usar o Airlander fabricado pela britânica Hybrid Air Vehicles (HAV). Trata-se da maior aeronave do mundo.

A HAV desenvolveu um conceito de dirigível de nova geração como parte de um programa de pesquisa militar dos Estados Unidos. Na época, o Pentágono pensava em usar os dirigíveis para dar apoio a tropas no Afeganistão. A mudança de prioridades fez com que o projeto fosse cancelado em 2012, porém, e a HAV começou a procurar novos usos para sua tecnologia.

Voo em dirigível no Polo Norte custa R$ 1,2 milhão por casal

Empresas estudam a volta dos dirigíveis para o turismo e também para o transporte de cargas | Foto: Divulgação

Carl-Oscar Lawaczeck, um piloto comercial sueco, resolveu usar o dirigível para cruzeiros de luxo pelo mundo, começando pelo Polo Norte.

As reservas para o voo inaugural estão disponíveis no site da OceanSky Cruises. As cabines para duas pessoas custam US$ 232 mil, o equivalente a cerca de R$ 1,2 milhão.

Os dirigíveis têm algumas características que os tornam particularmente adequados para o tipo de empreendimento que Lawaczeck tem em mente. Eles têm longa resistência, o que significa que eles podem permanecer no ar por longos períodos de tempo – eles podem ser equipados com cabines verdadeiramente espaçosas e, crucialmente, eles são eficientes em combustível.

Os dirigíveis podem transportar cargas comparáveis às de alguns aviões, e gastam muito menos energia.

Navegação lenta vira vantagem em viagem turística

Viagem vai oferecer a possibilidade de ver a fauna ártica muito perto do chão, sem poluir o ambiente ou fazer barulho | Foto: Divulgação

A viagem vai oferecer a possibilidade de ver a fauna ártica muito perto do chão, sem poluir o ambiente ou provocar barulho que assuste os animais.

A aeronave vai poder descer a cerca de 90 metros de altitude e voar lentamente para oferecer o que a empresa descreve como um piquenique aéreo.

Os 16 passageiros serão alojados em oito cabines duplas espaçosas em forma de hotel. A aeronave vai levar uma tripulação de pessoas, incluindo um chef.

A OceanSky espera que seus dirigíveis sejam alimentados por propulsão híbrida no início, usando biocombustível, embora o objetivo seja a transição mais tarde para a propulsão totalmente elétrica.

Fabricante que usar dirigíveis para carga e passageiros

O plano da OceanSky prevê que sua frota cresça para mais de 100 dirigíveis em 10 anos | Foto: Divulgação

No início deste ano, a HAV divulgou as últimas fotos de sua aeronave e anunciou a intenção de lançar opções de transporte de para passageiros até 2025. O plano é ligar destinos a algumas centenas de quilômetros de distância, como Belfast e Liverpool ou Seattle e Vancouver.

Os dirigíveis poderiam desempenhar um papel na logística remota ou transportar passageiros dispostos a trocar a velocidade pelo conforto ou preço.

O plano da OceanSky prevê que sua frota cresça para mais de 100 dirigíveis em 10 anos, com a primeira expedição em 2023 ou 2024.

“Esperamos revolucionar a forma como as pessoas viajam e vemos um grande potencial na LTA como uma opção acessível para viagens confortáveis, elegantes e limpas para passageiros conscientes”, informa a OceanSky.

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