close

Diversificação internacional garante patrimônio contra volatilidade do mercado

Especialistas Juliana Morato e Danilo Berbert, do Banco Safra, falam sobre estratégias para proteger o patrimônio em tempos de volatilidade

Especialistas citam exemplos de fundos de investimento e de previdência para quem busca proteger seu patrimônio contra perdas decorrentes de variações das bolsas ou da inflação

O mercado financeiro global viveu dias de grande volatilidade nas últimas semanas, diante do temor de recessão nos Estados Unidos. O mercado financeiro já esperava o esfriamento da economia norte-americana, mas os dados vieram aquém do esperado e o mercado passou a apostar em uma crise maior, o que causou um desmonte de posições de grandes investidores e fundos globais.

Em situações como essa, não só os preços das ações são afetados, como também muitos ativos globais, diante da ameaça de queda de receita e rentabilidade das empresas. Em situações como esta, o melhor que o investidor pode fazer é pensar no longo prazo e em investimentos capazes garantir o patrimônio mesmo diante de um mercado volátil.

O pior a fazer, é resgatar investimentos em momentos de apreensão geral do mercado, explicam os especialistas Juliana Morato e Danilo Berbert, do Banco Safra. Em entrevista ao programa Visão de Especialista, no canal do Banco Safra no Youtube, eles explicam qual a melhor forma de se proteger de situações voláteis no mercado de renda variável e citam exemplos de fundos de investimento e de previdência para quem busca proteger seu patrimônio contra perdas decorrentes de variações das bolsas ou da inflação.

Saiba mais

“É mais eficiente realizar aportes recorrentes, principalmente na bolsa americana, que é um dos principais ativos globais, de modo a mitigar o risco, do que ficar avesso a investir em momentos de volatilidade”, comenta Danilo Berbert. “Existe sim motivo para ficar mais atento à economia dos EUA, mas continuamos confiantes no médio e longo prazo”, afirma ele.

Juliana Morato, especialista em previdência, destaca que existem alternativas de investimentos que oferecem consistência de rentabilidade com baixo risco, e ainda superando o CDI.

Oportunidades para diversificação dos investimentos

Na entrevista, os especialistas destacam algumas das opções oferecidas pelo Safra:

  • Prev Internacional: apresenta rentabilidade bem interessante tanto em relação ao CDI quanto ao S&P, com posição em dólar em torno de 25%, o que permite diversificar o patrimônio e se proteger contra riscos locais, e além disso tem exposição a empresas listadas em bolsas globais (não só nos EUA, mas em outras bolsas importantes do mundo), e também empresas líderes em seus segmentos na América Latina, como mercado Livre e Nubank. O fundo também investe em companhias específicas, e a preferência no momento está no setor de inteligência artificial, que vem com força nos últimos 18 meses desde o surgimento do Chat GPT.
  • Para o investidor que prefere menos risco, o Safra oferece opções de fundos de crédito privado como o Prev Capital Markett Vip e o Vitesse, que priorizam alocação em crédito de boa qualidade.
  • Vislumbrando o corte do juros no Brasil, que provavelmente deve acontecer em 2025, o Safra destaca o fundo multimercado Prev Maxuel, com estratégia quantitativa, que através de algoritmos matemáticos seleciona ativos para compor a carteira do fundo – seja alocação no Brasil ou no exterior com o intuito de superar o CDI.
  • O fundo multimercado Kepler Advanced também busca capturar ganhos e superar o CDI com estraégia long-and-short.
  • Na Previdência também é possível se expor a ativos com maior volatilidade, como fundos de ações Prev Ações, Prev Long Bias e o Newton, com estratégias que exigem maior tolerância a risco e conferem maior potencial de rentabilidade.

Ju Morato lembra que o investidor tem a possibilidade de aproveitar a portabilidade da previdência, ou seja, o cliente pode transferir seus recursos de outra instituição para aproveitar as vantagens oferecidas pelo Safra.

“Desde que tenha as mesmas condições e tipo de plano, o investidor pode trazer seu plano de previdência nas modalidades PGBL ou VGBL, se as condições foram idênticas no plano e no regime tributário”, comenta ela, destacando a vantagem de transferir os investimentos sem impactos e buscando as melhores estratégias do momento.

CTA Padrão CTA Padrão

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra