Djokovic é expulso e está fora do Aberto da Austrália
Tenista número um do mundo foi expulso da Austrália às vésperas do primeiro grande torneio da temporada e não poderá voltar por três anos
16/01/2022O tenista número 1 do mundo está fora do Aberto da Austrália. O Tribunal do Circuito Federal de Melbourne decidiu por unanimidade na madrugada deste domingo, 16, pela deportação de Novak Djokovic pela sua insistência em recusar a vacina contra a covid-19.
O primeiro Grand Slam da temporada vai começar enquanto Djokovic foi obrigado a arrumar as malas e retornar à Sérvia, deportado da Oceania. A audiência foi virtual, transmitida ao vivo no canal da corte australiana no YouTube. A decisão do tribunal é definitiva e não cabe recurso.
Djokovic embarcou em Melbourne para Dubai em voo fretado pela companhia Emirates. Ele fica proibido de voltar à Austrália nos próximos três anos, exceto ocasiões que podem incluir “circunstâncias convincentes que afetam os interesses da Austrália”.
A Associação de Tenistas Profissionais (ATP) considerou que “as decisões das autoridades legais em matéria de saúde pública devem ser respeitadas”.
“A decisão de hoje de manter o cancelamento do visto de Novak Djokovic na Austrália marca o fim de uma série de eventos profundamente tristes. Em última análise, as decisões das autoridades legais em matéria de saúde pública devem ser respeitadas. e aprender com essa situação”, diz a ATP em comunicado oficial.
Austrália considerou a presença de Djokovic não vacinado uma ameaça à saúde pública
O presidente sérvio, Aleksandar Vucic, disse que o tenista foi maltratado em uma “caça às bruxas”, que se assemelhava a um show no estilo “orwelliano” (em referência ao escritor George Orwell).”Maltrataram um jogador de tênis por dez dias para finalmente dar a ele uma decisão cujo conteúdo eles conheciam desde o primeiro dia”, afirmou o presidente sérvio.
A decisão do ministro de Imigração, Alex Hawke, analisada pelo tribunal federal australiano cancelou o visto do tenista alegando que ele era uma ameaça à ordem pública no país, por estimular um sentimento antivacina.
Antes da audiência, Djokovic permaneceu detido no hotel Park Hotel, onde estava hospedado, após ter o seu visto cancelado por Hawke, pela segunda vez desde que o jogador havia desembarcado em Melbourne, há 10 dias. (Com agências)