Dólar sobe com temor de risco externo
A moeda americana, que acumula queda anual de cerca de 13% frente ao real, interrompeu sequência de baixa e avançou 0,14%
24/05/2022Após três quedas consecutivas, o dólar fechou em alta nesta sessão em dia de investidores temerosos de risco no mercado global.
A moeda americana, que acumula queda no ano de cerca 13% frente ao real, interrompeu a sequência de baixa e fechou em alta nesta sessão. A divisa foi cotada a R$ 4,81, evolução de 0,14%, mas chegou a bater a mínima de R$ 4,77 durante a primeira metade do pregão.
Saiba mais:
- Tenha potencial de ganhos de Warren Buffett
- Empresas subvalorizadas nas bolsas animam o investidor Warren Buffett
- Invista com segurança e baixo valor de aplicação
Os investidores ainda monitoraram a alta inflacionária no mundo e buscaram mercados mais estáveis.
No exterior, a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, afirmou nesta terça-feira, 24, que a política monetária na zona do euro está em um “ponto de inflexão”, à medida que a instituição se prepara para abandonar a era de juros negativos, como forma de combater a inflação, que até abril está em 7,5%.
Lagarde defendeu que o processo de aperto monetário ocorra de maneira “gradual” enquanto as expectativas de inflação estiverem ancoradas. “Se estivéssemos numa situação de desancoragem ou um salto na demanda, isso seria uma história diferente”, destacou, negando que esse seja o caso no momento.
Com isso, as bolsas europeias fecharam em queda nesta terça-feira. Frankfurt recuou 1,74%, Paris 1,66%, Londres 0,35% e o índice STOXX 50 se desvaloriza em 0,89%. Já Madri ficou estável em leve alta de 0,06%
Por aqui, o mercado não recebeu bem a nova troca de comando da Petrobras. Ontem, ao final da noite, o Ministério de Minas e Energia informou a demissão de José Mauro Ferreira Coelho, após 40 dias no cargo. Ele foi o terceiro presidente da estatal no governo Jair Bolsonaro.
O indicado, segundo o ministério, será Caio Mário Paes de Andrade, hoje à frente da Secretária Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia. (Com AE)