Dr. Wu Lien-teh, o médico inventor da máscara N95
Chinês-malaio criou, em 1910, máscara precursora da N95 que atualmente ajuda a impedir a propagação da covid-19
10/03/2021Celebra-se no dia 10 de março o 142º aniversário de Wu Lien-teh, médico considerado o inventor das máscaras N95 – ou PFF2 (Peça Semifacial Filtrante), como são referenciadas no Brasil.
Nesse sentido, esse tipo de máscara, que hoje é considerada o padrão-ouro de proteção ao coronavírus, ajudou a salvar milhões de pessoas de uma peste pneumônica na China, em 1910.
Saiba mais
- Veja como usar máscaras N95/PFF2 corretamente
- Como escolher a melhor máscara para malhar
- Máscara tecnológica tem microfone, luz e som
Assim como em tempos de pandemia de covid-19, à época, o Dr. Wu Lien-teh recomendou e estimulou o uso de uma máscara feita com base de algodão, gaze e várias camadas de pano por parte da população.
Dessa forma, a saúde pública foi fortalecida e a epidemia foi contida em 1911, apenas quatro meses depois do médico passar a liderar o combate à praga.
A ferramenta de buscas do Google homenageou o médico em sua tela inicial no dia do seu aniversário.
História de Wu Lien-Teh
Wu Lien-Teh nasceu em 10 de março de 1879 em Penang, na Malásia, e era filho de imigrantes chineses. Ele foi a primeira pessoa de ascendência chinesa a estudar na Universidade de Cambridge, no Reino Unido.
Assim que retornou da Europa, em 1908, ele se tornou vice-reitor da Imperial Army Medical College, na China.
Em seguida, o médico foi chamado pelo governo chinês para liderar as ações de combate à doença, dois anos depois de sua chegada.
Logo depois de ter iniciado os estudos sobre a epidemia, ele constatou que a mesma se propagava por meio de fluidos humanos – como a saliva -, assim como acontece com a covid-19.
Além da criação da máscara precursora da N95, o Wu Lien-teh fez diversas recomendações.
Algumas delas foram a restrição de viagens, quarentena em hospitais e reforço da higiene.
Ou seja: as mesmas recomendações que são dadas hoje no combate à pandemia de covid-19.
Reconhecimento
Adicionalmente, o médico também se tornou o primeiro malaio de sua descendência a receber indicação para o Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina por seu trabalho.
Por fim, considerado o pai da medicina moderna na China, o profissional teve a indicação para o prêmio em 1935. Ele faleceu em 21 de janeiro de 1960, com 81 anos.
Em 2008, foram construídos o Hospital Memorial Dr. Wu Lien-teh e uma escola, também com seu nome, na cidade de Harbin, que ele ajudou a salvar da epidemia.