close

Economia da Europa deve se recuperar no 2º semestre

Análise do Safra mostra que o Velho Continente deve se recuperar na esteira da vacinação e de políticas expansionistas. Veja o relatório

Mulher passeando de bicicleta com o Arco do Triunfo ao fundo, em Paris, na França

Países como a França estão chegando ao patamar de 20% da população vacinada contra a covid-19. Reino Unido tem quase 50% | Foto: Getty Images

O avanço da vacinação contra a covid-19 e as políticas expansionistas devem ajudar a economia da Europa a se recuperar no segundo semestre deste ano.

A análise é do Banco Safra, que divulgou nesta segunda-feira, 19, um relatório com recortes sobre a crise no continente causada pela pandemia.

A perspectiva de retomada da economia da Europa vem na esteira da aceleração da vacinação no Reino Unido e nos países da União Europeia, como Alemanha, Espanha, França e Itália.

Além disso, medidas de incentivo fiscal e de sustentação de mão de obra, ainda que menores do que as aplicadas nos Estados Unidos, serão essenciais para a recuperação da economia da Europa, segundo o Safra.

Vacinação contra a covid-19

No relatório, o Safra destaca dados atuais que se opõem ao início do processo de vacinação na Europa, marcado pela falta de vacinas contra a covid-19.

Quase metade da população do Reino Unido já recebeu ao menos a primeira dose do imunizante. Os outros países da Europa estão chegando ao patamar de 20% da população imunizada.

europa-uma-dose-vacina.png

Para o Safra, a economia da Europa deve continuar retraída no primeiro semestre, mas o quadro deve melhorar em seguida, “dado que o objetivo de vacinar 70% da população adulta até o final de junho parece factível”.

Políticas expansionistas na economia da Europa

Sobre as políticas econômicas no continente europeu, o Safra aponta o início dos gastos do Fundo de Recuperação e Resiliência (RRF, em inglês), como sendo uma das mais importantes.

O fundo será financiado por títulos supranacionais e vai direcionar recursos para Espanha e Itália, países europeus que mais foram afetados pela pandemia.

De acordo com o Fundo Monetária Internacional (FMI), o PIB da Zona do Euro deve crescer 4,5% em 2021 e 3,9% no próximo ano, voltando ao nível pré-pandemia. Em 2020, o PIB da região recuou 6,6%.

A análise completa do Safra sobre a recuperação da economia da Europa pode ser lida por este link, na Central de Conteúdo do banco.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra