Ecoturismo é tendência crescente no Brasil
Viagens curtas, em pequenos grupos e com atividades ao ar livre devem continuar sendo as mais buscadas no pós-pandemia
07/07/2021O ecoturismo já era uma tendência antes da pandemia de covid-19. A partir dela, as viagens para unidades de proteção ambiental, que ocorrem em grupos pequenos, foram apelidadas de turismo de isolamento e só aumentaram.
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) informa que as 137 áreas de conservação brasileiras sob os seus cuidados recebeu 15 milhões de visitantes no ano passado, um aumento de 20,4% em relação a 2019. Segundo dados do ICMBio, que requer cadastramento antecipado para a realização de visitas, elas devem fechar o ano somando quase o dobro de turistas amantes da vida natural.
Ecoturismo perto de casa
Uma pesquisa realizada pela booking.com mostra que desde 2020 os destinos dos ecoturistas estão mais curtos. As preferências são viagens para o cidades do interior dos estados natais e às praias mais próximas. O estudo aponta que a distância média para viagens caiu 63%, em comparação com 2019.
Outro estudo, realizado pelo Sebrae, mostra que esse modelo vai prevalecer no pós-pandemia. Segundo a pesquisa, a maior procura é por viagens intermunicipais e, principalmente, os pacotes que oferecem atividades ao ar livre.
Alguns dos destinos mais procurados por brasileiros são Bonito e o Pantanal, no Mato Grosso do Sul, e o Cânion do Itaimbezinho, que fica entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul.