close

Elon Musk quer levar homem a Marte em 2026

Homem mais rico do mundo quer iniciar colonização do Planeta Vermelho sete anos antes do prazo previsto pela Nasa

Foguete para Marte

Imagem da empresa SpaceX mostra o protótipo da cápsula que deve levar astronautas a Marte | Foto: Divulgação

O homem mais rico do mundo, Elon Musk, revelou um plano ambicioso para levar humanos a Marte até 2026 – sete anos antes da NASA, a Agência Especial dos Estados Unidos.

Falando por meio de um aplicativo de áudio com jornalistas no domingo, o fundador da SpaceX disse que seu objetivo é estabelecer uma civilização marciana autossustentável, informou o jornal britânico Daily Mail.

O prazo ambicioso lhe dá cinco anos e meio para tirar a enorme nave Estelar do chão – mas há um longo caminho a percorrer, já que o enorme foguete de 48,7 metros ainda está em fase de protótipo – com um segundo voo de teste de alta altitude previsto para breve.

Seis meses de viagem

Atualmente, o tempo para chegar a Marte é de pelo menos seis meses, mas Musk acredita que o tempo poderia ser reduzido para apenas um mês, com voos operando a cada dois anos.

Ele disse que a primeira colônia será um ambiente minúsculo, perigoso, para iniciar a produção de geradores e de alimentos.

A NASA planeja colocar os primeiros humanos em Marte até 2033 como parte de seu programa Artemis, que verá o próximo homem e a primeira mulher pousarem na Lua em 2024.

Musk reconhece que o prazo que estabeleceu é difícil devido aos obstáculos técnicos. mas acrescentou que há uma série de avanços tecnológicos que precisam ser feitos entre agora e 2026 antes que os humanos possam viajar para Marte na Starship.

Nave reutilizável reabastecida em órbita

Isso inclui garantir que a nave seja totalmente reutilizável e que possa ser reabastecida para novas viagens. “O custo da viagem deve ser apenas o combustível, com a reutilização da nave”, explicou.

“Você não pode simplesmente jogar foguetes fora a cada viagem, precisamos de reabastecimento orbital onde você envia uma nave para a órbita e, em seguida, envia outra para transferir o propulsor”, disse ele.

Segundo Musk, com um grande foguete totalmente reutilizável com reabastecimento orbital e propulsor de baixo custo de alta eficiência é possível pensar na colonização de Marte.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra