Em busca de um amor, rinoceronte branco viaja 2 mil km
Emma foi escolhida entre 23 candidatas da sua espécie para ser levada de Taiwan ao Japão para um encontro amoroso destinado a preservar a espécie
11/06/2021Um rinoceronte branco de cinco anos viajou de Taiwan para o Japão para um encontro amoroso. Ela se chama Emma, e agora está preparando seu ninho de amor no Zoológico de Tobu, no Japão, ao lado de Moran, primeiro pretendente e com o dobro da sua idade.
Ela foi escolhida em um grupo de 23 rinocerontes para acasalar tão longe devido à sua “personalidade leve e sociável”. De fato, ela nunca entrava em desavenças com seus colegas em Taiwan. Mas há no zoo quem diga que outro motivo foi o fato de ela ser menor que as demais candidatas, o que facilitaria o transporte
Seja qual for o motivo, o fato é que ela virou a grande aposta dos biólogos para literalmente salvar a espécie de rinocerontes brancos criados em cativeiro na Ásia, segundo a BBC.
Espécie em extinção
O rinoceronte branco é considerado ameaçado de extinção pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF), que estima sua população vivendo na natureza em 18 mil indivíduos. No século XXI, a espécie quase desapareceu, mas esforços de conservacionistas estão conseguindo garantir sua sobrevivência.
A ameaça dos rinocerontes advém do comércio de chifres, especialmente na China e no Vietnã, onde são vendidos como afrodisíaco ou remédio para câncer. Os zoológicos estão tendo sucesso em aumentar os rebanhos de rinocerontes brancos do sul da África, mas os parentes do norte não tiveram tanta sorte, restando apenas dois deles, ambas fêmeas, o que significa que a espécie provavelmente estará completamente extinta em breve .
Pandemia adiou encontro do casal
Emma chegou esta semana ao Japão após uma jornada de 16 horas desde o Parque Safári Leofoo, em Taiwan, onde ela vivia. “Após alguns atrasos devido ao coronavírus, Emma, um rinoceronte branco do sul, chegou ao nosso zoológico na noite de 8 de junho”, disse o zoológico de Saitama Tobu em um comunicado.
“Abrimos lentamente o contêiner de transporte que foi colocado em frente ao quarto dela. Emma, sem mostrar nenhum sinal de timidez, foi direto para o quarto de dormir”, acrescentou.
Ela deveria viajar originalmente em março, mas como milhões de pessoas ao redor do mundo, seus planos foram desmoronados pela pandemia. No isolamento ela aprendeu algumas palavras em japonês com seus cuidadores. Agora ela já entende quando dizem palavras como “venha” ou “não” em japonês.