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Balanço da concorrência mostra tendência positiva para a Embraer

Relatório do Banco Safra aponta as principais tendências para a Embraer diante dos resultados dos pares da empresa nos segmentos executivo, comercial e de defesa

Embraer

Relatório destaca forte demanda por jatos executivos em todo o mundo, com expectativas de melhoria nas questões da cadeia de suprimentos | Foto: Getty Images

Os principais concorrentes da Embraer (EMBR3) terminaram de reportar seus resultados do quarto trimestre de 2024. Os especialistas do Banco Safra analisaram os resultados e prepararam um relatório com uma visão geral desses resultados, juntamente com insights importantes das conferências e da conjuntura da economia.

Confira abaixo os destaques das principais fabricantes de aviões nos setores executivo, comercial e de defesa.

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Segmento executivo (Bombardier e General Dynamics)

O Safra destaca um sentimento positivo de demanda de ambas as empresas, com pedidos robustos globalmente e atividade aumentada em comparação com o ano passado. Além disso, a Bombardier relatou que as horas de voo dos operadores aumentaram 57% de 2019 a 2024, apoiando uma forte perspectiva de demanda e a necessidade de manutenção no futuro. As interrupções na cadeia de suprimentos continuam a desafiar as entregas de pedidos, e as entregas de ambas as empresas foram impactadas também, embora tenham notado melhorias e prevejam um cenário melhor para 2025. Segundo o Safra, a Bombardier adiou a divulgação de sua orientação devido à imposição de tarifas dos EUA sobre importações, o que criou uma incerteza significativa para a empresa, considerando sua base de clientes e acionistas principais. Quando questionada sobre o recente pedido da Flexjet feito à Embraer, a Bombardier enfatizou que a empresa não percebe isso como a Flexjet se afastando de sua parceria de longo prazo, mas sim como um movimento da Flexjet para diversificar sua frota.

Avaliação do Safra: Leitura geral positiva para a Embraer. O banco nota uma forte demanda por jatos executivos em todo o mundo, com expectativas de melhoria nas questões da cadeia de suprimentos. Além disso, se as tarifas dos EUA forem implementadas, a Bombardier poderia ser mais afetada do que a Embraer, pois suas instalações de jatos executivos estão localizadas no Canadá, enquanto a montagem final dos jatos executivos da Embraer ocorre nos EUA, com as peças necessárias importadas do Brasil.

Segmento de Aviação Comercial (Airbus e Boeing)

A análise busca entender a evolução das questões da cadeia de suprimentos, a demanda por aviação comercial e a aceleração do programa Airbus A220 (principal concorrente do E2 da Embraer). No geral, o Safra nota um aumento no otimismo em relação às expectativas de entrega da Airbus para 2025, com um aumento projetado de 7% em comparação com 2024. A Boeing também relatou uma forte demanda. Embora ambas as empresas permaneçam cautelosas quanto às questões da cadeia de suprimentos, especialmente para aeronaves narrow-body (as entregas de motores Pratt and Whitney GTF ainda são limitadas devido a problemas de produção anteriores e o fornecimento de motores CFM permanece apertado), a Airbus antecipa melhorias significativas por volta de meados de 2025. No entanto, o primeiro trimestre deve enfrentar pressão devido ao fornecimento de motores CFM, resultando em entregas mais baixas. Além disso, a integração da Spirit Belfast pela Airbus deve apoiar a aceleração do programa A220 no futuro, pois traz esse pacote de trabalho internamente e permite controle total sobre o processo de produção.

Avaliação do Safra: o banco nota uma tendência positiva para a Embraer e recebe bem a melhoria antecipada nas questões da cadeia de suprimentos, juntamente com um ambiente de demanda favorável nos próximos anos. Os especialistas acreditam que a orientação da empresa de 77 a 85 aeronaves em 2025 poderia ser superada se a situação da cadeia de suprimentos melhorar ainda mais.

Segmento de Defesa (Leonardo e Lockheed Martin)

O Safra nota também uma perspectiva de demanda positiva para os próximos anos, impulsionada por tensões geopolíticas crescentes envolvendo Rússia e China. A Leonardo destacou discussões fiscais em andamento na Europa que poderiam permitir que os países aumentassem seus gastos com defesa, potencialmente excedendo a meta atual da OTAN de 2% do PIB. De acordo com a empresa, discussões recentes na Europa sugerem que investimentos adicionais em defesa poderiam ser excluídos do Pacto de Estabilidade, que ajuda os países da UE a manter finanças públicas saudáveis. Essa exclusão significa que tais investimentos não impactariam a dívida nacional e os déficits anuais, proporcionando mais flexibilidade para esses gastos. Além disso, o segmento de defesa observou melhorias nos desafios da cadeia de suprimentos.

Avaliação do Safra: Positivo para a Embraer. O banco considera várias notícias sobre o aumento dos gastos militares em todo o mundo, o que poderia beneficiar a Embraer com maiores vendas do C390-Millenium. O Safra mantém a recomendação de Compra para a Embraer, apoiada pelo seu momento positivo de ganhos, que esperamos permanecer forte, devido a:

  • (i) backlog robusto, proporcionando visibilidade de receita;
  • (ii) forte demanda por aviação executiva, que esperamos continuar nos próximos anos;
  • (iii) maiores entregas comerciais, com melhoria na rentabilidade;
  • (iv) melhorias na cadeia de suprimentos; e
  • (v) sinais de fortalecimento da demanda no segmento de defesa, apoiando as vendas do KC e Super Tucano.
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