Emprego nos Estados Unidos cresce abaixo do esperado
Economia dos Estados Unidos registra abertura de 194 mil empregos no mês de setembro, número abaixo do esperado pelo mercado
08/10/2021A melhora do emprego nos Estados Unidos ficou abaixo do previsto em setembro. Foram criadas 194 mil vagas no mês, em termos líquidos, segundo dados publicados nesta sexta-feira, 8, pelo Departamento do Trabalho do país.
Com o resultado, a taxa de desemprego dos EUA recuou de 5,2% em agosto para 4,8% em setembro, ficando abaixo do consenso do mercado, de 5,1%.
O resultado ficou bem abaixo da expectativa de analistas que previam a geração de 330 mil a 650 mil vagas no último mês, com a mediana em 500 mil.
Emprego em julho e agosto nos Estados Unidos é revisado para cima
Além disso, o Departamento do Comércio revisou para cima os números de geração de postos de trabalho de agosto, de 235 mil para 366 mil, e também de julho, de 1,053 milhão para 1,091 milhão.
Em setembro, o salário médio por hora aumentou 0,62% em relação a agosto, ou US$ 0,19, a US$ 30,85. Neste caso, a previsão era de alta menor, de 0,40%. Na comparação anual, houve acréscimo salarial de 4,58% em setembro, praticamente em linha com o avanço previsto de 4,60%.
O resultado tem como efeito a redução sobre a pressão da valorização do dólar e dos juros futuros no Brasil.
Setor privado abriu 568 mil vagas em setembro
Esta semana outro número sobre o mercado de trabalho indicou que o setor privado dos Estados Unidos criou 568 mil empregos em setembro, segundo pesquisa com ajustes sazonais divulgada hoje pela ADP.
O número veio bem acima da expectativa de analistas consultados pelo Wall Street Journal, que previam criação de 425 mil postos de trabalho no último mês.
O temos do governo Biden é o de que a resistência de parte da população em tomar vacina possa colocar em risco a recuperação econômica.(AE)