close

Empresa faz recall de ração após morte de 80 cães

Problemas de saúde nos animais foram causados por uma toxina presente nos cereais usados na fabricação de rações

Cão triste diante do pote de ração vazio

Empresa familiar centenária pediu desculpas e informou que ampliou o recall por cautela / Foto: Getty Images

Uma empresa de alimentos para animais de estimação anunciou um recall voluntário de vários produtos alimentícios secos depois que mais de 70 cães morreram e outros 80 ficaram doentes, informou o The New York Times.

As mortes teriam sido causadas por ingestão de níveis fatais de uma toxina, informou a agência federal de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos.

A empresa Midwestern Pet Foods já havia emitido um primeiro recall voluntário no final de dezembro, depois que testes com seus produtos mostraram que a substância aflatoxina excedeu os níveis aceitáveis, disse a agência.

Na época, as autoridades foram alertadas para relatos de que pelo menos 28 cães haviam morrido e outros oito ficaram doentes após consumir os produtos da empresa.

O recall foi ampliado esta semana, e a empresa vai recolher também as rações para gatos fabricadas com milho, que podem igualmente apresentar riscos, segundo o jornal americano.

Empresa centenária pede desculpas

A autoridade reguladora informou que emitiu o aviso público para notificar os consumidores sobre os níveis potencialmente fatais de aflatoxinas em rações que ainda podem estar nas prateleiras das lojas ou nas casas dos proprietários de animais de estimação.

Os produtos que estão sendo recolhidos são: Sportmix, Pro Pac Originals, Splash, Sportstrail e Nunn Better para cães e gatos, fabricados pela Midwestern Pet Foods de Oklahoma e distribuídos nacionalmente.

“Como uma empresa familiar de quarta geração, a Midwestern Pet Foods tem se comprometido a garantir que nossos produtos sejam seguros e nutritivos por quase 100 anos”, disse a empresa em comunicado.

“Até recentemente, ao longo de nossa longa história, nunca tivemos um recall de produtos”. A empresa disse estar ampliando o recall por cautela.

A aflatoxina é uma toxina que pode surgir em cereais usados como ingredientes em alimentos para animais de estimação.

Em níveis elevados, a toxina pode fazer com que os animais de estimação adoeçam ou morram, ou causem danos no fígado sem sintomas. Sinais de envenenamento por aflatoxinas podem incluir lentidão, perda de apetite, vômitos, icterícia ou diarreia, disse a agência reguladora.

Embora nenhuma doença tenha sido relatada em humanos ou gatos, e não haja evidências de que os donos de animais que lidam com alimentos com aflatoxina estejam em risco de envenenamento, a agência reguladora do mercado sugeriu que as pessoas lavem as mãos depois de manusear a comida de seus animais de estimação.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra