20 empresas responsáveis por metade do plástico descartável do mundo
Estudo mostra que 55% do plástico de uso único do planeta vem de poucas empresas, entre elas, uma brasileira. Veja a lista
20/05/2021Um estudo da organização filantrópica Minderoo Foundation revelou que 20 companhias, a maioria de energia e petroquímicos, são responsáveis por 55% de todo o plástico descartável que vira lixo do planeta.
Nesse sentido, sacolas, copos e embalagens de alimentos estão entre os itens de plástico mais descartados. A maioria dos objetos têm como base combustíveis fósseis, como o petróleo.
As empresas líderes do ranking de poluição por plástico são as norte-americanas ExxonMobil, Dow e a chinesa Sinopec.
A petroquímica brasileira Braskem (BRKM5) está no top 10 de empresas responsáveis pela produção de plástico descartável mundial, ocupando a 9ª colocação (posicionamento da empresa ao final da matéria).
O estudo, que teve participação da London School of Economics e da Stockholm Environment Institute destaca ainda que as 100 primeiras companhias da lista produzem 90% de todo o plástico descartável utilizado no mundo.
Projeções para o plástico
A análise da Minderoo Foundation atenta para o financiamento de 60% dessas companhias por um grupo de 20 grandes bancos de escala mundial.
Segundo a entidade, um total de U$S 30 bilhões (R$ 157 bilhões) foram concedidos às empresas pelas instituições financeiras desde 2011.
O estudo também faz projeções para o setor e diz que haverá um aumento de 30% na produção de plástico descartável nos próximos cinco anos.
Nesse sentido, esse crescimento será consolidado pela geração de três trilhões de itens descartáveis até 2025.
Um dos motivos que tornaram os produtos de uso único mais atrativos foi a queda nos preços do petróleo devido à pandemia de covid-19.
Esse fator ajuda a balança entre itens feitos à base de plástico novo e reciclado a continuar desequilibrada.
Segundo a Minderoo, os objetos concebidos a partir da reciclagem respondem por não do que 2% da produção global de plástico descartável.
20 empresas que mais produzem plástico descartável
Empresa (país) – toneladas de plástico produzidas em 2019
- ExxonMobil (EUA) – 5,9 milhões
- Dow (EUA) – 5,6 milhões
- Sinopec (China) – 5,3 milhões
- Indorama Ventures (Tailândia) – 4,6 milhões
- Saudi Aramco (Arábia Saudita) – 4,3 milhões
- PetroChina (China) – 4 milhões
- LyondellBasell (Holanda) – 3,9 milhões
- Reliance Industries (Índia) – 3,1 milhões
- Braskem (Brasil) – 3 milhões
- Alpek (México) – 2,3 milhões
- Borealis (Áustria) – 2,2 milhões
- Lotte Chemical (Coreia do Sul) – 2,1 milhões
- INEOS (Reino Unido) – 2 milhões
- Total (França) – 1,9 milhão
- Jiangsu Hailun Petrochemical (China) – 1,6 milhão
- Far Eastern New Century (Taiwan) – 1,6 milhão
- Formosa Plastic Corporation (Taiwan) – 1,6 milhão
- China Energy Investment Group (China) – 1,5 milhão
- PTT (Tailândia) – 1,5 milhão
- China Resources (China) – 1,3 milhão
A íntegra do estudo da Minderoo Foundation, bem como a lista das 100 maiores produtoras de plástico descartável do mundo, podem ser conferidas por este link.
Posicionamento da Braskem
“As inovações em plásticos são essenciais para permitir que a sociedade eleve os padrões de qualidade de vida e melhore a sustentabilidade por meio de produtos eficientes e que evitam o desperdício. A gestão adequada na disposição de resíduos plásticos pós-consumo é uma preocupação global crescente e, para que não causem danos ao ambiente, os plásticos devem ser consumidos de maneira consciente , reutilizados, reciclados ou recuperados e adequadamente descartados.
Para colaborar com esse esforço mundial, a Braskem tem como meta ampliar o seu portfólio de produtos de resinas termoplásticas recicladas e produtos químicos com conteúdo reciclado, além de trabalhar com parceiros para evitar que 1,5 milhão de toneladas de resíduos plásticos sejam enviados para incineração, aterros, ou depositados no meio ambiente“.