Expectativa de normalização na entrega de veículos fica para 2023
Falta de componentes devido à pandemia afeta a produção de veículos e muda o cenário do mercado, favorecendo ações de locadoras
11/11/2021A normalização da situação de restrição na oferta de veículos deve acontecer somente em 2023, com uma melhora mais perceptível podendo acontecer a partir do segundo semestre do ano que vem, de acordo com o diretor de relação com investidores da locadora Localiza, maior rede de aluguel de carros na América do Sul em número de agências.
O setor vem enfrentando falta de peças e componentes, como os chips, necessários para a produção dos veículos, em virtude das paradas nas fábricas durante os piores momentos da pandemia.
Saiba mais
- Carro antigo com motor elétrico vira moda em Londres
- Safra Financeira: financiamento e crédito consignado
- Simule o seu financiamento com o Safra
Essa dificuldade logística tem impacto direto nas locadoras quando olhamos para a linha de custos com manutenção dos veículos, uma vez que as empresas tem adiado a renovação de sua frota.
Falta de veículos envelhece a frota das locadoras
Assim, com uma frota mais velha, as consequências são maiores gastos e despesas com os veículos. Adicionalmente, numa situação normal de mercado, uma frota mais antiga também aumentaria as despesas com depreciação, pois os preços dos veículos seminovos se distanciaria do preço dos veículos zero quilômetro.
Mas, com a falta de veículos de um modo geral, o preço médio dos seminovos tem apresentado uma forte alta, compensando esse efeito.
O Banco Safra considera muito positiva a dinâmica de resultados do setor, que tem conseguido repassar os aumentos de custos para as tarifas, minimizando os efeitos da falta de veículos. A ação ‘top pick’ no setor, para o Safra, é a Movida, com preço-alvo de R$22,50 por ação.