ESG ganha importância na escolha dos consumidores
Pesquisa mostra que relevância de fatores ESG na hora da compra aumentou 27% em todo o mundo desde o início da pandemia
14/01/2021Uma pesquisa da consultoria KPMG mostra que questões sustentáveis ligadas à pauta ESG (meio ambiente, social e de governança) ganharam relevância no processo de escolha dos consumidores em 2020.
Segundo a pesquisa “Respondendo às tendências do consumidor na nova realidade“, a importância dos fatores ESG aumentou 27% em todo o mundo desde o início da pandemia de covid-19.
+ Como e por que investir em empresas sustentáveis
Dois pontos dentro da agenda ESG foram destacados pelo estudo, ao consultar os consumidores.
O primeiro é a consciência social da marca. Em seguida, vem a abordagem da marca para o meio ambiente.
No entanto, o estudo da KPMG constata que o preço continua sendo o principal direcionador de escolhas dos consumidores.
Mais de 60% dos entrevistados confirmou que o valor do produto é o fator mais importante.
Brasil é destaque em ESG
No estudo, a KPMG destaca o Brasil como um dos mercados em que os consumidores passaram a valorizar mais as questões ESG.
Os consumidores brasileiros, ao lado dos chineses e italianos, são os que mais disseram valorizar aspectos ESG nas compras atualmente.
O estudo detalha que 9% dos entrevistados que consideram a consciência social da marca importante é do Brasil. Os consumidores chineses representam o mesmo percentual da amostra.
Já entre os que valorizam como uma marca aborda o meio ambiente, 5% da amostra é de brasileiros.
De acordo com a KPMG, a conclusão é que espera-se um crescimento neste ano de ações das marcas voltadas a ESG como forma de agregar valor e sinalizar maior resiliência.