close

Espanha reabre para brasileiros vacinados também com a Coronavac

Governo espanhol aceita todos os imunizantes aprovados pela União Europeia ou pela Organização Mundial da Saúde, inclusive a Coronavac

Espanha

Desde o fim de junho, Alemanha, França, Suíça e Canadá já aprovaram a entrada de viajantes 100% vacinados. No caso da Espanha, assim como na Suíça, valem todas as vacinas aplicadas no Brasil | Foto: Getty Images

A Espanha reabriu a entrada para brasileiros totalmente vacinados, engrossando a lista de países abertos sem exigência de quarentena para quem apresenta a imunização completa, com duas doses ou a dose única.

A nova regra entra em vigor a partir desta terça-feira, 24. No início do mês, a Espanha já havia anunciado a autorização para viagem de estudantes de longa duração.

Desde o fim de junho, Alemanha, França, Suíça e Canadá já aprovaram a entrada de viajantes 100% vacinados. No caso da Espanha, assim como na Suíça, valem todas as vacinas aplicadas no Brasil.

O governo espanhol anunciou que aceita todos os imunizantes aprovados pela União Europeia ou pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o que inclui a Coronavac.

Alemanha e França fazem restrições à Coronavac

Na Alemanha, que anunciou esta semana a reabertura para viajantes vacinados, os imunizantes têm de ser aceitos pelo Paul-Ehrlich-Instituts (PEI). Mas o instituto responsável pela aprovação de vacinas e medicamentos na Alemanha não emitiu parecer ainda sobre a vacina da chinesa Sinovac. Isso exclui por ora a Coronavac da lista.

A França aguarda a aprovação do imunizante pela Agência Europeia de Medicamentos (European Medicines Agency – EMA), agência reguladora da Europa, que já aceita Pfizer, Moderna, AstraZeneca e Janssen. O órgão começou em maio a analisar o imunizante da Sinovac, mas não divulgou seu parecer até o momento.

Os viajantes do Brasil autorizados a fazer turismo na Espanha não precisam cumprir quarentena e nem apresentar exame PCR negativo.

Para a viagem, é preciso esperar 14 dias após a imunização completa e preencher um formulário de controle sanitário (o sistema gera um QR code que deve ser mostrado no embarque e na chegada ao país europeu).

O turista também tem de apresentar o comprovante de vacinação em espanhol. No desembarque na Espanha, a temperatura do viajante será medida, e a documentação, conferida. As autoridades sanitárias do país também podem decidir fazer um teste de antígeno. (AE)

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra