Estado de São Paulo não registra mortes por covid pela 1ª vez na pandemia
Média móvel ainda é de 73 óbitos por dia, mas número vem caindo com o avanço da vacinação e nenhuma morte foi registrada no Estado nesta segunda
08/11/2021O Estado de São Paulo não registrou nesta segunda-feira, 8, nenhum óbito por covid-19. Segundo o governo, é a primeira vez que isso ocorre desde o início da pandemia – no ano passado em algumas datas nos meses de novembro e dezembro os registros também estiveram sem óbito, mas por causa de problemas no sistema.
A queda do número de casos e óbitos causadas pelo novo coronavírus é resultado do avanço da vacinação no Estado. Outros sete estados não registraram óbitos em 24 horas: Acre, Amapá, Goiás, Minas Gerais, Rondônia, Roraima e Sergipe.
“Habitualmente durante as segundas-feiras os dados divulgados são abaixo da média semanal, já que os municípios registram os óbitos no sistema oficial Sivep-gripe durante o domingo. No entanto, desde que a primeira morte pelo novo coronavírus foi registrada no Estado em março de 2020, este fato ainda não havia acontecido nenhuma vez”, informou a Secretária de Estado da Saúde.
O Brasil registrou 118 novas mortes pela covid-19 nesta segunda-feira, 8. A média semanal de vítimas, que elimina distorções entre dias úteis e fim de semana, ficou em 235, pelo sexto dia seguido abaixo de 250.
Média móvel de mortes por covid ainda está em 73 por dia
Apesar da ausência de mortes nos registros desta segunda-feira, a média móvel de óbitos em São Paulo está em 73, mas há quase um mês abaixo de 100.
O governo ainda anunciou que foram registrados 359 novos casos, totalizando 4.413.241. Já o número de mortes no Estado desde o início da pandemia é 152.527.
A taxa de ocupação dos leitos de UTI está em 24,5%.Ao mesmo tempo que vê diminuir o número de mortes nos últimos meses, o Estado de São Paulo conseguiu acelerar a vacinação contra a covid-19 e já tem quase 70% de sua população totalmente imunizada com as duas doses ou dose única da Jansen. No total, mas de 73 milhões de doses foram aplicadas.
Na semana passada, a cidade de São Paulo já havia registrado apenas uma morte por covid-19 em 24 horas. Isso ocorreu na quinta feira e foi motivo de comemoração pelo secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido.
“É um fato fantástico que mostra o controle da pandemia e a eficácia da vacina”, disse na ocasião. (AE)