EUA abrem 49 mil empregos em janeiro
Taxa de desemprego caiu de 6,7% em dezembro para 6,3% em janeiro, segundo o Departamento do Trabalho do país
05/02/2021A economia dos Estados Unidos criou 49 mil empregos em janeiro, segundo dados publicados nesta sexta-feira, 5, pelo Departamento do Trabalho do país. Com isso a taxa de desemprego dos EUA recuou de 6,7% em dezembro para 6,3% em janeiro.
O Departamento do Comércio revisou os números de corte de postos em dezembro, de 140 mil para 227 mil, e de geração de empregos em novembro, de 336 mil para 264 mil.
Em janeiro, o salário médio por hora aumentou 0,2% ante o mês anterior, ou US$ 0,06, a US$ 29,9. Na comparação anual, a alta salarial foi de 5,38%. As previsões eram de acréscimo mensal de 0,3% e ganho anual de 5,15%.
Necessidade de mais estímulos
Integrante do Conselho de Assessores Econômicos da Casa Branca, Jared Bernstein afirmou que o relatório de emprego divulgado hoje expõe o “custo da falta de ação” e a importância da aprovação de uma nova rodada de estímulos fiscais.
Em entrevista à CNBC, o economista comentou que a maior economia do planeta atravessa uma recuperação em formato de K, isto é, acelerada para alguns setores e muito lenta para outros. “Temos um plano econômico para ajudar famílias a chegarem ao outro lado da crise”, destacou.
Bernstein acrescentou que o governo está elaborando um pacote “robusto” com estímulos à infraestrutura, a ser apresentado após a aprovação da legislação de alívio. Para ele, é possível obter apoio bipartidário a esse plano. (AE)