EUA suspendem uso da vacina da Janssen de 1 dose
Vacina vetada nos Estados Unidos já foi autorizada para uso emergencial pela Anvisa e governo brasileiro já comprou 38 milhões de doses
13/04/2021Agências federais de saúde pediram nesta terça-feira, 13, uma pausa imediata no uso da vacina contra a covid-19 de dose única da Janssen, farmacêutica da Johnson & Johnson.
A recomendação vem após seis pessoas desenvolverem uma doença rara envolvendo coágulos sanguíneos após duas semanas da vacinação.
Em todos os casos, as pessoas afetadas são mulheres entre 18 e 48 anos. Uma morreu e outra, que vive no Estado de Nebraska, foi hospitalizada em estado crítico, informa o The New York Times.
O uso emergencial da vacina da Janssen já foi autorizado no Brasil e o governo já comprou 38 milhões de doses, previstas para entrega a partir de julho.
Sete milhões já tomaram a vacina da Janssen nos EUA
Quase sete milhões de pessoas nos Estados Unidos receberam vacinas da Janssen até agora, e cerca de nove milhões de doses foram enviadas para os Estados Unidos, de acordo com dados dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças.
“Estamos recomendando uma pausa no uso desta vacina por uma abundância de cautela”, disse Peter Marks, diretor do Centro de Avaliação e Pesquisa biológica da Food and Drug Administration. “Neste momento, esses eventos adversos parecem ser extremamente raros.”
Embora a mudança tenha sido enquadrada como recomendação aos profissionais de saúde nos Estados, espera-se que o governo federal pare a administração da vacina em todos os locais de vacinação.
As autoridades federais esperam que seus pares estaduais de saúde tomem isso como um sinal forte para fazer o mesmo.
Cientistas investigam possíveis ligações entre a vacina e os casos de coágulos e determinarão se a FDA deve continuar a autorizar o uso da vacina para todos os adultos ou limitar a autorização.
Uma reunião de emergência do comitê consultivo externo foi marcada para quarta-feira, 14.
A mudança pode complicar substancialmente os esforços de vacinação do país em um momento em que muitos estados estão enfrentando uma onda de novos casos e buscando resolver a hesitação vacinal.