Europa vai vacinar 70% da população até setembro
Programa tem como meta inicial a vacinação de pelo menos 80% dos profissionais de saúde e idosos acima dos 80 anos
19/01/2021A União Europeia estabeleceu como meta em seu programa de vacinação contra a covid-19 imunizar pelo menos 70% da população do bloco até o terceiro trimestre de 2021.
A informação foi divulgada pelo vice-presidente da Comissão Europeia, Margaritis Schinas, em coletiva de imprensa nesta terça-feira, 19. No curto prazo, a UE espera vacinar 80% dos profissionais de saúde e idosos acima de 80 anos até março, segundo Schinas. Para ele, apesar de “ousados”, os objetivos podem ser alcançados pelo bloco e seus Estados-membros.
Schinas se mostrou confiante ao dizer que o bloco terá uma quantidade robusta de doses de vacinas a fim de atingir as metas propostas pelas lideranças do bloco.
Segundo o dirigente, mais “uma ou duas” vacinas devem ser aprovadas pela Agência de Medicamentos Europeia em breve e, ao fim do processo de regularização dos imunizantes, os países-membros devem ter acesso a 7 ou 8 diferentes vacinas para combater o coronavírus.
Todos os grupos serão vacinados
“Todos os europeus terão acesso a vacinas seguras em algum momento”, assegurou Schinas.
Na próxima quinta-feira, dia 21, líderes da União Europeia se reunirão para discutir detalhes do plano de vacinação. Para o momento, todos os membros do bloco concordaram que os esforços devem ser feitos de forma conjunta, disse Schinas. “Movimentos bilaterais não se sobrepõem ao plano de vacinação da União Europeia.
A única abordagem a ser feita será pelo sistema de compra coletiva de vacinas das empresas que tiveram autorização da EMA”, como foi acordado entre as lideranças, completou o vice-presidente da Comissão Europeia. (AE)