Eve, da Embraer, e Falko vão criar rede global para operar ‘carros voadores’
Empresas assinaram Carta de Intenções que envolve um pedido potencial de 200 aeronaves de pouso e decolagem vertical da Eve
11/01/2022A Eve, empresa de mobilidade aérea urbana (UAM) da Embraer, anunciou nesta terça-feira, 11, parceria com a Falko, de leasing de aeronaves comerciais regionais, para criar uma rede global de operadoras dos eVTOL, os “carros voadores”.
As companhias assinaram uma Carta de Intenções que também envolve um pedido potencial de 200 aeronaves de pouso e decolagem vertical da Eve.
Mais sobre Eve e Embraer
- Eve anuncia fusão com Zanite e terá ações negociadas em NY
- Embraer anuncia parceria com organização holandesa na área de defesa
- B3 divulga carteiras de índices com base em critérios ESG
Conforme o anúncio, a parceria entre Eve e Falko começará com a formação de um grupo de trabalho para colaborar com os operadores existentes da Falko no desenvolvimento inicial de rotas onde os eVTOL podem ser implantados, em mercados primários de utilização.
A parceria envolve também a introdução de software de gerenciamento de tráfego aéreo de última geração e de serviços e atendimento às operações de frota.
A ideia é criar uma malha aérea dimensionada e segura para cada operador da Falko que utilizar aeronaves da Eve.
Segundo a Eve, desde 2014, Falko tem cooperado com a Embraer em projetos no setor de aviação.
"Acreditamos firmemente nas perspectivas do mercado de eVTOL e que a Eve, com o apoio da experiência da Embraer na fabricação, certificação e suporte de aeronaves, será uma das líderes deste mercado”, afirma, em nota, Jeremy Barnes, CEO da Falko.
“Nossa parceria com a Falko, uma reconhecida líder em leasing de aeronaves, fortalece nossa posição no mercado global de mobilidade aérea urbana, ampliando não apenas nossa base potencial de operadoras por conta da presença global de clientes da Falko, mas também aumenta nossa capacidade de fornecer soluções completas por meio de parcerias”, disse Andre Stein, co-CEO da Eve.