Evergrande deve vender terreno em Hong Kong para honrar empréstimo
Em crise, empresa é notificada da nomeação de recebedores de uma área que foi utilizada como garantia em operação de crédito
31/01/2022A China Evergrande anunciou que recebedores foram nomeados para um terreno em Hong Kong que a gigante do setor imobiliário chinês usou como garantia de um empréstimo de US$ 520 milhões.
Em comunicado enviado para a Bolsa de Hong Kong no fim deste domingo, 30, a Evergrande disse que foi notificada do ocorrido na quarta-feira, 26, mas não citou o nome do credor.
Saiba mais
- Investidor estrangeiro busca ações da Vale, Petrobras e bancos
- B3 tem entrada de R$ 24,8 bilhões de capital estrangeiro em janeiro
- Receba diretamente as análises do Banco Safra pelo Telegram
Segundo uma fonte com conhecimento do assunto, o credor é a Oaktree Capital, gestora de dívidas em risco com sede em Los Angeles, nos Estados Unidos.
A gestora utilizou o terreno como garantia de um empréstimo que concedeu à Evergrande.
Na semana passada, o jornal britânico Financial Times noticiou que a Oaktree estava se mobilizando para assumir o controle do terreno.
A Evergrande disse que vai buscar aconselhamento jurídico sobre o assunto.
Adicionalmente, a incorporadora afirmou queque a nomeação de recebedores e a possível venda do terreno não terá impacto concreto nas operações ou na posição financeira do grupo.
Por fim, a gigante chinesa disse que a questão não afeta seus esforços de reestruturação de dívida.
Plano da Evergrande para empréstimos e outras dívidas
Na mesma quarta-feira em que recebeu a notificação sobre o terreno, a Evergrande anunciou que pretende apresentar a seus credores uma proposta preliminar de reestruturação de sua dívida nos próximos seis meses.
Segundo a companhia, há a intenção de realizar um trabalho de auditoria em breve que vai guiar o planejamento.
Esse mapeamento para a reestruturação, conforme a empresa, também levará em conta sugestões de credores.
Ainda na última semana, a empresa nomeou como diretor Liang Senlin, executivo de uma das maiores administradoras estatais de dívidas da China. (AE)