Ex-CEOs vão reembolsar Volks por ‘dieselgate’
Executivos vão pagar indenização por escândalo da adulteração de 11 milhões de motores para disfarçar emissão de poluentes
09/06/2021A Volkswagen anunciou nesta quarta-feira, 9, que o seu ex-CEO Martin Winterkorn e o ex-chefe executivo da subsidiária Audi Rupert Stadler vão pagar à empresa controladora compensações como parte de um acordo relacionado ao escândalo conhecido como ‘dieselgate’. O caso da fraude nas emissões de diesel da montadora alemã, descoberta em 2015, custou bilhões à Volkswagen.
O ex-CEO vai pagar 11,2 milhões de euros (R$ 69 milhões), e o ex-chefe executivo da subsidiária, 4,1 milhões de euros (R$ 25,3 milhões). Segundo a companhia, Winkerton e Stadler violaram deveres ao não “esclarecerem de forma abrangente e imediata as circunstâncias por trás do uso de funções de software ilegais” em alguns carros movidos a diesel entre 2009 e 2015.
Além das compensações, a Volkswagen receberá 270 milhões de euros de seu seguro de responsabilidade de diretores e executivos. A soma total do acordo firmado entre as partes é de 288 milhões de euros.
Empresa manipulou 11 milhões de motores
Em 2015, foi revelado que 11 milhões de veículos da Volkswagen tiveram os motores a diesel manipulados. O objetivo era burlar testes das emissões de poluentes. O escândalo, que ficou conhecido como ‘dieselgate’, é o maior caso de fraude da indústria automotiva.
Por causa do ‘dieselgate’, a Volkswagen pagará em torno de 830 milhões de euros, mais de R$ 4 bilhões de reais, em indenizações na Europa. Os pagamentos serão feitos a clientes cujos veículos tiveram seus motores a diesel manipulados.
O acordo prevê o pagamento de indenizações apenas para cidadãos residentes na Alemanha. A Volkswagen deverá pagar entre 1.350 e 6.257 euros por veículo, segundo a associação de consumidores VZBV, que representa 400 mil clientes inscritos na ação. Desse total, cerca de 260 mil poderão ser beneficiados.
A Volkswagen é acusada de prejudicar deliberadamente seus clientes. A empresa teria instalado um dispositivo em seus veículos movidos a diesel que manipulava os resultados dos testes de emissões de poluentes. (Com AE)