Expansão da cabotagem favorece ação da Log-In
Operadora logística de movimentação portuária e transporte marítimo, a Log-In (LOGN3) tem recomendação de compra com preço-alvo de R$ 30
23/09/2022O Banco Safra atualizou as estimativas para a operadora logística Log-In (LOGN3), elevando o preço-alvo de R$ 30,00 para R$ 42,50 por ação em 2023, o que implica em um potencial de valorização de 22%. O banco manteve a recomendação de neutra para a empresa, pois acredita que suas ações já estão bem precificadas.
Segundo o Safra, a Login é atualmente o segundo maior operador logístico de cabotagem do Brasil e um dos principais beneficiados pelo crescimento esperado do negócio de cabotagem no país, impulsionado principalmente por dois fatores:
- O primeiro é a eficiência do transporte de cabotagem, dado o menor consumo de combustível (4,1 L/ton/Km para uma embarcação de 6k ton vs uma média de 15,4 para caminhões) e menor custo por km por tonelada (50,7 para uma embarcação de 6k ton vs uma média de 240 para caminhões). Além disso, o risco de roubo é significativamente reduzido quando comparado ao frete rodoviário.
- O segundo é o desenho favorável ao transporte costeiro do Brasil. A costa navegável do país tem 8.500 km de extensão, com 70% da atividade industrial concentrada ao longo da costa e 80% da população localizada a 200km da costa, aumentando a atratividade da cabotagem e contribuindo para a conversão do transporte rodoviário para a cabotagem.
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O Safra destaca o cenário macroeconômico, pois o setor de logística é altamente correlacionado com a atividade econômica, enquanto a balança comercial é altamente influenciada pela variação cambial e os resultados financeiros da Tecmar.
Por fim, a operação de logística rodoviária recém-adquirida apresenta margens operacionais ruins quando comparadas aos seus pares, bem como quando comparados aos negócios de cabotagem e terminais da Login.
A revisão das estimativas incorpora premissas macroeconômicas atualizadas, resultados do último trimestre e aumento de 90 pontos base na taxa de desconto (WACC), para 9,5% – derivado de um aumento de 260bps no custo de capital próprio (ke), para 13,3%, e 40bps no custo de dívida após impostos, para 7,0%. Também foi considerada a aquisição da Tecmar e as mudanças das estimativas para os resultados futuros da empresa. Com base nas novas estimativas, a Log-In está negociando atualmente com uma relação EV/EBITDA de 8,1x para 2023, contra sua média histórica de 7,1x.
Vale a pena investir em LOGN3?
Incentivo estatal ao reequilibrio da matriz de transportes do pais por meio da BR do Mar;
Brasil tem um formato favorável para o transporte costeiro, considerando suas dimensões continentais;
Transporte marítimo costal é um modal com custos menores;
Diversificação de risco logístico.
Quais são os principais riscos de LOGN3?
Aumento da concorrência pela atenuação das barreiras à entrada no mercado;
Redução da capacidade ociosa nos principais terminais de contêineres;
Problemas com a monetização do Adicional de Frete para Renovação da Marinha Mercante (AFRMM);
Aumento do custo do bunker (combustível utilizado no motor dos navios).
Sobre a Log-In (LOGN3)
Fundada pela Vale, a Log-In (LOGN3) é uma empresa de logística brasileira que planeja, gerencia e opera o manuseio, armazenamento e transporte de carga. A empresa foi a primeira operadora de logística doméstica capaz de oferecer uma solução integrada para movimentação portuária e transporte de contêineres porta a porta. Ela opera por via marítima ou ferroviária e é complementada por rodovias por meio de seus terminais intermodais terrestres.
As operações intermodais compreendem as atividades de administração e operação de contêineres, navegação costeira, transporte ferroviário, operações de terminais intermodais de carga, entre outros serviços. Com esse alcance, a empresa consegue atender as principais regiões do Brasil e os fluxos de comércio entre essas regiões.