Festival de Inverno de Campos do Jordão será 100% virtual
Maior evento de música clássica da América Latina terá transmissões pela internet, TV e rádio, de 3 de julho a 1º de agosto
25/06/2021O tradicional Festival de Inverno de Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, em São Paulo, terá uma programação 100% virtual neste ano.
Importante para a região do Vale do Paraíba, o festival é reconhecido como o maior evento de música clássica da América Latina.
O governo paulista divulgou nesta sexta-feira, 25, detalhes da programação artística e pedagógica da que será a 51ª edição, adaptada ao formato digital devido à pandemia de covid-19.
Neste ano, o Festival de Inverno de Campos do Jordão será realizado de 3 de julho a 1º de agosto.
As atrações terão transmissões ao vivo pela internet, TV e pelo rádio, sendo realizadas no Auditório Claudio Santoro, em Campos, e na Sala São Paulo, na capital paulista.
Os concertos farão homenagens aos 250 anos de Beethoven e 100 anos de Astor Piazzolla. A programação inclui shows de Roberta Sá, Mart’nália e Renato Braz (veja abaixo).
Para o secretário de Cultura e Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão, a reformulação do evento pode representar uma evolução para a agenda cultural. “Estamos aprendendo muito sobre as possibilidades de difusão da cultura pelos meios digitais. Esse é um lado muito positivo desse momento”, disse ele ao Especialista.
Arthur Nestrovski, diretor artístico do festival, observou que o desafio de montar um programa para plateias digitais criou novas possibilidades “que jamais se teria imaginado”. O diretor diz, porém, que ainda é cedo para pensar em mudanças definitivas no formato do evento, que a partir de 2022 passa a ser bianual.
Quem quiser acompanhar as apresentação poderá assistir pelo canal do festival no YouTube, na plataforma #CulturaEmCasa, pela TV Cultura e Rádio Cultura FM, além da página do canal da emissora no Facebook.
A edição de 2019, que foi presencial, bateu recorde de público com 151 mil espectadores e 133 concertos em nove palcos, com 153 horas de música.
Destaques do Festival de Inverno de Campos do Jordão
A programação artística do Festival de Inverno de Campos do Jordão está estruturada em dois eixos musicais principais:
- Clássico: curadoria da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp
- Popular-Sinfônico: curadoria da Jazz Sinfônica Brasil
De acordo com o governo do Estado de São Paulo, serão realizados e transmitidos 43 concertos, sendo 39 no Auditório Claudio Santoro e quatro na Sala São Paulo.
As apresentações terão homenagens aos lendários compositores Ludwig van Beethoven e Astor Piazzolla e vão contar com presenças ilustres, como:
- Roberta Sá (4 de julho)
- Nelson Ayres e Vanessa Moreno (11 de julho)
- Mart’nália (18 de julho)
- Renato Braz (1º de agosto)
No módulo pedagógico, o festival receberá ao todo 135 alunos, que se alternarão entre aulas virtuais e presenciais na Sala São Paulo, divididos em 16 classes.
Além disso, disso, haverá duas orquestras acadêmicas com cerca de 60 alunos cada.
Todas as atividades pedagógicas serão transmitidas pela plataforma Educação Osesp, totalizando 800 horas de aulas.
Outros detalhes podem podem ser conferidos no site do governo do Estado de São Paulo.