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Saiba se sua ficha está limpa no Banco Central

Diante de notícias de vazamentos de dados na internet, serviço de consultas do BC chegou a apresentar falhas pelo aumento de acessos

Ferramenta chamada Registrato permite consulta online de dados financeiros pessoais | Foto: Getty Images

O Banco Central tem uma ferramenta online que permite verificar dados financeiros pessoais.

A procura pela ferramenta chamada Registrato cresceu tanto nos últimos dias que o Banco Central se desculpou por falhas decorrentes do grande número de acessos.

“Os acessos ao Registrato cresceram muito nos últimos dias, o que gerou algumas falhas ontem. Lamentamos muito o transtorno. Hoje o sistema está operando normalmente e continua trabalhando para que o Registrato permaneça 100% estável para todos”, informou o Banco Central no Twitter.

Com a ferramenta é possível consultar todas as contas bancárias vinculadas ao seu CPF, dívidas de cartão de crédito, empréstimos contratados em bancos e as chaves Pix cadastradas em seu nome, além de eventuais operações de câmbio.

Em meio às notícias sobre hackers e dados vazados na internet, a ferramenta chamada Registrato é útil para quem está preocupado com a possibilidade de ter os dados pessoais usados por terceiros para a prática de golpes digitais.

Banco Central reúne dados dos bancos

O cadastro pode ser feito pelo site do Banco Central, app do banco, internet banking ou certificado digital.

Se o correntista encontrar alguma conta que não reconheça, pode entrar em contato com o banco e esclarecer a dúvida e encerrar a conta. Em caso de fraude, a alternativa é registrar Boletim de Ocorrência.

O sistema utiliza um ambiente eletrônico de máxima de segurança para revalidar os dados do correntista.

Como consultar sua ficha no Banco Central:

  1. Entre no site do Banco Cetral e clique no link do Sistema Registrato.
  2. Preencha o CPF e forneceça uma frase de segurança.
  3. No site do seu banco na internet, com a frase de segurança validada pelo BC, digite uma chave de segurança e para obter uma senha para acessar o sistema sempre que quiser.

Dados do Banco Central têm sigilo bancário

Cada aplicativo tem um caminho para obter o PIN (senha) para finalizar o cadastro. No internet banking é necessário primeiro preencher os dados na página do Banco Central para obter uma frase de segurança, para ser validada no site do banco do correntista. Em seguida é preciso cadastrar a senha para entrar no Registrato.

O sistema exige senhas para certificar que o interessado é mesmo o correntista, já que os relatórios são pessoais e envolvem sigilo bancário.

Sistema eliminou burocracia

Ele foi desenvolvido com a colaboração do Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e Associação Brasileira de Bancos (ABBC). De acordo com a Febraban, 90% dos bancos já estão aptos para atender as demandas.

Segundo o Banco Central, o sistema elimina a necessidade de procurar uma representação do Banco Central ou enviar a solicitação pelos Correios com firma reconhecida em cartório e cópias de documentos pessoais autenticadas, como era a prática antes da criação do sistema, em novembro de 20214.

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