Saiba se sua ficha está limpa no Banco Central
Diante de notícias de vazamentos de dados na internet, serviço de consultas do BC chegou a apresentar falhas pelo aumento de acessos
12/02/2021O Banco Central tem uma ferramenta online que permite verificar dados financeiros pessoais.
A procura pela ferramenta chamada Registrato cresceu tanto nos últimos dias que o Banco Central se desculpou por falhas decorrentes do grande número de acessos.
“Os acessos ao Registrato cresceram muito nos últimos dias, o que gerou algumas falhas ontem. Lamentamos muito o transtorno. Hoje o sistema está operando normalmente e continua trabalhando para que o Registrato permaneça 100% estável para todos”, informou o Banco Central no Twitter.
Com a ferramenta é possível consultar todas as contas bancárias vinculadas ao seu CPF, dívidas de cartão de crédito, empréstimos contratados em bancos e as chaves Pix cadastradas em seu nome, além de eventuais operações de câmbio.
Em meio às notícias sobre hackers e dados vazados na internet, a ferramenta chamada Registrato é útil para quem está preocupado com a possibilidade de ter os dados pessoais usados por terceiros para a prática de golpes digitais.
Banco Central reúne dados dos bancos
O cadastro pode ser feito pelo site do Banco Central, app do banco, internet banking ou certificado digital.
Se o correntista encontrar alguma conta que não reconheça, pode entrar em contato com o banco e esclarecer a dúvida e encerrar a conta. Em caso de fraude, a alternativa é registrar Boletim de Ocorrência.
O sistema utiliza um ambiente eletrônico de máxima de segurança para revalidar os dados do correntista.
Como consultar sua ficha no Banco Central:
- Entre no site do Banco Cetral e clique no link do Sistema Registrato.
- Preencha o CPF e forneceça uma frase de segurança.
- No site do seu banco na internet, com a frase de segurança validada pelo BC, digite uma chave de segurança e para obter uma senha para acessar o sistema sempre que quiser.
Dados do Banco Central têm sigilo bancário
Cada aplicativo tem um caminho para obter o PIN (senha) para finalizar o cadastro. No internet banking é necessário primeiro preencher os dados na página do Banco Central para obter uma frase de segurança, para ser validada no site do banco do correntista. Em seguida é preciso cadastrar a senha para entrar no Registrato.
O sistema exige senhas para certificar que o interessado é mesmo o correntista, já que os relatórios são pessoais e envolvem sigilo bancário.
Sistema eliminou burocracia
Ele foi desenvolvido com a colaboração do Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e Associação Brasileira de Bancos (ABBC). De acordo com a Febraban, 90% dos bancos já estão aptos para atender as demandas.
Segundo o Banco Central, o sistema elimina a necessidade de procurar uma representação do Banco Central ou enviar a solicitação pelos Correios com firma reconhecida em cartório e cópias de documentos pessoais autenticadas, como era a prática antes da criação do sistema, em novembro de 20214.