Foguete do homem mais rico do mundo explode
A Nave Estelar, da SpaceX, pertencente a Elon Musk, explodiu na hora do pouso após um voo de teste no Texas
03/02/2021Foguete não tripulado voou, mas na hora do pouso explodiu em uma grande bola de fogo. Vídeo mostra a explosão | Foto: Reprodução Youtube
O protótipo da Nave Estelar da SpaceX caiu durante um segundo voo de teste.
A SpaceX é a empresa espacial do empresário Elon Musk, o homem mais rico do mundo. Ele também é dono da fabricante de veículos elétricos Tesla.
O mais recente protótipo da próxima geração do foguete Starship da SpaceX foi lançado com sucesso na terça-feira, 2, mas explodiu no impacto com o solo durante uma tentativa de pouso após um voo de teste de desenvolvimento.
O protótipo de nave estelar número de série 9, ou SN9, deveria voar a uma altitude de até 10 quilômetros de altitude.
O foguete autoguiado partiu da plataforma em Boca Chica, no Estado norte-americano do Texas, e cortou o céu azul em uma decolagem aparentemente perfeita, com transmissão ao vivo em streaming da NASA-SpaceX.
Manobra no céu antes de despencar
A espaçonave planou no ar e desligou os motores para uma manobra planejada onde deveria virar-se e descer de maneira controlada.
Os problemas surgiram quando o foguete tentou reacender seus propulsores, e um deles não funcionou.
O acidente foi semelhante ao que a SpaceX realizou em dezembro, quando lançou o protótipo SN8 no vôo mais longo e mais alto até hoje.
Embora o foguete tenha voado com sucesso, ele atingiu o solo e explodiuo, assim como o voo SN8 fez em dezembro.
Plano de iniciar colonização de Marte
Elon Musk revelou recentemente um plano ambicioso para levar humanos a Marte até 2026 – sete anos antes da NASA, a Agência Especial dos Estados Unidos.
Ele disse que seu objetivo é estabelecer uma civilização marciana autossustentável no chamado Planeta Vermelho.
Atualmente, o tempo para chegar a Marte é de pelo menos seis meses, mas Musk acredita que o tempo poderia ser reduzido para apenas um mês, com voos operando a cada dois anos.