Ford lança perfume com cheiro de gasolina
Empresa levantou que 24% de seus clientes resistem aos carros elétricos pelo apego ao cheiro do combustível
21/07/2021A Ford detectou que 24% de sua clientela resiste a abrir mão dos carros tradicionais pela conexão que faz entre potência do motor combustível e a experiência olfativa dentro do veículo, o cheiro de gasolina.
Para ajudar nas vendas de sua frota elétrica, a montadora lançou o Mach-Eau, perfume que reproduz uma combinação da queima do combustível fóssil com o desgaste da borracha no asfalto. Segundo levantamento da empresa, elementos que apaixonados por carros associam à potência, velocidade e carro novo.
“A julgar pelos resultados da nossa pesquisa, o apelo sensorial dos carros a gasolina ainda é algo que os motoristas relutam em desistir. A fragrância Mach Eau é projetada para dar a eles uma sugestão da fragrância de combustível que eles ainda desejam”, disse Jay Ward, diretor de comunicação da Ford.
Desenvolvido pela Olfiction, o perfume contem notas de gasolina, mas de benzaldeido (de acordo com a empresa, aroma amendoado que lembra o interior de um carro novo) e para-cresol, que lembra cheiro da borracha. À composição foram acrescentadas essências de lavanda, gerânio e gengibre azul.
Cheiro de gasolina, potência de Mustang
Para alcançar uma ‘memória animal’, os perfumistas das Ofiction acrescentaram fundo de sândalo, que remete ao cavalo, animal-símbolo do Mustang. O frasco tem o formato de uma bomba de gasolina.
O perfume deve chegar ao mercado nos próximos dias e a venda será on-line pelos canais diretos da montadora.
A Ford começou em maio a aceitar encomendas nos Estados Unidos de seus F-150 Lightning e Mustang Mach-E (que deu nome ao primeiro perfume da marca), primeiras edições 100% elétricas desses clássicos da empresa.