close

Ford Mustang elétrico chega ao mercado este ano

Marca vai iniciar vendas do esportivo no segundo semestre, enquanto General Motors prepara a sua versão elétrica do Corvette

Mustang elétrico

Mustang, que agora ganha versão elétrica, foi lançado em 1964 e já teve mais de um milhão de unidades vendidas / Foto: Divulgação

Ao mesmo tempo em que decide deixar de produzir carros no Brasil, a Ford acelera seus planos para produzir carros elétricos para o mercado americano.

A empresa deve iniciar no segundo semestre as vendas da versão elétrica de um dos seus maiores sucessos esportivos, o Mustang, veículo lançado em 1964 que já teve mais de um milhão de unidades vendidas no mundo.

A estratégia da multinacional, segundo o presidente do Grupo Ford para Américas e Mercados Internacionais, Kumar Galhotra, é “fornecer veículos elétricos capazes e acessíveis ao coração do mercado de varejo e comercial, em vez de veículos de luxo que custam seis dígitos”.

Outras montadoras, incluindo a General Motors, Volkswagen, Nissan, BMW, Mercedes-Benz, Volvo e Hyundai, também planejam introduzir S.U.V.s elétricos nos próximos meses, para competir com a Tesla.

Como o mercado de elétricos no Brasil ainda é insignificante a nível global, e o governo não dá nenhum sinal de que pretende ajudar a acelerar a transição para o novo modelo de transporte individual, este teria sido um dos motivos para a decisão da Ford de fazer as malas e deixar o país.

Em novembro de 2020, a Ford apresentou o Mustang Mach-E, seu primeiro SUV elétrico. O modelo elétrico em versões GT e GT Performan­ce Edition, top de linha do SUV elétrico eu deve estar no mercado americano no segundo semestre de 2021.

Com potência de 486 ca­valos, o Mustang Mach-E GT Per­formance Edition acelera de zero a 100 km/h em 3,5 segundos. A autonomia é de cerca de 378 km, segundo a empresa.

O Mustang Mach-E está sendo produzido em Cuautitlán Ízcalli, no México. Na China, o protótipo do modelo elétrico foi visto em circulação, mas não há confirmação sobre produção no país.

Eleito o SUV do Ano nos Estados Unidos, o Ford Mustang Mach-E será usado pela frota da polícia de Ann Arbor, no estado de Michigan. Duas unidades foram adquiridas pela cidade por US$ 94 mil, o equivalente a cerca de R$ 498 mil.

Reagindo à Ford, a General Motors também se mobilizou para lançar uma versão elétrica do Corvette. O Corvette SUV elétrico seria ser um dos 30 carros elétricos que a GM prometeu lançar até 2025, segundo a imprensa especializada.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra