close

Fred Segal, que popularizou o jeans, morre aos 87

Ele reformulou o jeans e criou a grife de sucesso entre celebridades como os Beatles, Bob Dylan, Diana Ross e Elvis Presley

fred segal

Empresário percebeu nos anos 60 que o jeans não precisava ser apenas uma roupa resistente para operários | Foto: Reprodução

Fred Segal, o varejista americano que transformou jeans em moda no início dos anos 1960, morreu aos 87 anos. Sua grife atrai milhares de turistas e ele teve entre seus clientes celebridades como os Beatles, Bob Dylan, Diana Ross e Elvis Presley, entre muitos outros.

Segal trabalhava como diretor de vendas da marca de roupas esportivas H.I.S no início dos anos 1960 quando percebeu que o jeans azul não precisava ser apenas uma calça resistente e barata destinada aos operários que faziam trabalho pesado.

Fred Segal viu no tecido um grande potencial como item de moda acessível, com algumas modificações.

O chefe dele achou que era uma ideia maluca. Segal então se demitiu e abriu sua própria loja Fred Segal no bairro de West Hollywood, em Los Angeles. Ele usou jeans mais leve, adicionou toques personalizados e baixou a cintura para o nível do quadril.

Etiqueta exclusiva para o jeans de Elvis Presley | Foto: Reprodução

Para Segal, loja deveria ser ‘boate diurna’

Segal abriu outra loja nas proximidades da Avenida Melrose e fez dela um farol de moda de vanguarda. Depois, abriu uma loja maior em Santa Monica na década de 1980 no local de uma antiga pista de patinação e encheu-a com dezenas de boutiques independentes.

Uma loja, segundo ele, deveria ser uma “boate diurna”, com música e pessoas bonitas.

O empresário nasceu em 16 de agosto de 1933 em Chicago e cresceu no bairro de Veneza, em Los Angeles. Seus pais se separaram quando ele era muito jovem, e ele foi criado por sua mãe e duas irmãs mais velhas.

Antes de começar sua carreira na moda, ele estudou na Universidade da Califórnia, Los Angeles, mas não se formou e serviu como cozinheiro no Exército dos EUA.

Escolheu a cozinha para escapar da guerra

Ele disse que tinha experiência culinária porque não acreditava na guerra e não queria ser enviado para matar pessoas, segundo Annie Segal, uma de suas filhas.

A marca Fred Segal agora pertence à Global Icons de Los Angeles, e tem filiais em Los Angeles, Malibu, Taipei e Berna, na Suíça. A rede tem planos de abrir lojas em breve em Las Vegas e Seul.

Segal deixa a esposa, Tina Segal, e cinco filhos, 10 netos e dois bisnetos. Cinco casamentos anteriores terminaram em divórcio. O empresário morreu dia 25 de fevereiro, segundo reportagem do Wall Street Journal.

Fred Segal militou pela paz no mundo

Em sua carreira paralela como ativista pela paz, ele fez campanha por melhores relações entre israelenses e árabes. Em 1987, ele estava entre centenas de americanos e russos que caminharam de Leningrado para Moscou para promover a paz.

Ele criou o Parque da paz em Malibu e organizou uma festa de aniversário lá para o Dalai Lama em 1989. O líder espiritual retribuiu plantando uma árvore no parque.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra