close

Frente fria causa geadas e perdas na agricultura

Geadas e frio recorde em boa parte do País provocam prejuízos na lavoura, o que pode ajudar a pressionar a inflação

Frente fria

Geada na cidade de Poços de Caldas, em Minas Gerais: frio recorde provoca perdas agrícolas no País | Foto: Wagner Sidney Silva/Futura Press/Estadão Conteúdo

A frente fria no Sul e Sudeste do País provoca recorde de temperaturas baixas, geadas e perdas na agricultura. Pelo segundo dia consecutivo, a cidade de São Paulo bateu o recorde de frio dos últimos cinco anos.

A estação oficial do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no Mirante de Santana, em São Paulo, registrou 4,3°C na manhã desta sexta-feira, 30. Na véspera, o frio chegou a 5,3°C na mínima. A menor temperatura no interior do Estado foi registrada na cidade de Rancharia, -4,1°C.

A segunda geada forte em menos de dez dias atingiu produções de legumes, frutas e pastagens, na madrugada desta quinta-feira, 28, no interior de São Paulo. Outras regiões produtoras do País também contabilizam perdas que podem pressionar os preços e a inflação.

Temperatura provoca estragos na lavoura

Os agricultores, que já tiveram lavouras afetadas pelo fenômeno climático no último dia 20, ainda não conseguiram estimar os prejuízos. Houve perdas generalizadas em praticamente todo o interior. As secretarias municipais de agricultura alertam para novas ocorrências de geadas.

Em Piedade, produtores de morango protegeram parte das plantações cobrindo os canteiros com plásticos, mas não evitaram o prejuízo. Em algumas regiões, a geada foi tão forte que atingiu os pés de morango que estavam sob a lona.

Plantações de verduras e legumes a campo também sofreram com a geada. As secretaria municipais e do Estado fizeram alertas sobre a necessidade de medidas preventivas, o que atenuou efeitos para parte dos produtores. Como há previsão de nova geada, novos alertas estão sendo feitos para que os produtores irriguem as lavouras antes do nascer do sol.

Produtores de leite de Sarapuí, Conchas e Pereiras também registraram perdas de pastagens, queimadas pelas geadas. Em Apiaí, plantações de banana foram fortemente atingidas pelas geadas. Alguns produtores salvaram parte da produção ensacando os cachos. Houve prejuízos também em bananais de Sete Barras, Juquiá e Eldorado, cidades do Vale do Ribeira, maior região produtora de bananas de São Paulo. (AE)

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra