Fundo Safra Lagrange tem valorização de 133%
Após período agudo da crise, fundo para investidores de perfil dinâmico é destaque por valorização em pouco mais de um ano
19/05/2021Do início de 2020 até o período mais agudo da crise, em 23 de março de 2020, o fundo de investimentos Safra Lagrange II FIC FI Ações BDR acumulou perdas de 55%, enquanto o Ibovespa recuava 43% no mesmo período. Mas, desde então, o fundo vem sendo um dos maiores destaques na indústria de fundos de ações, com uma recuperação expressiva: 133%, segundo dados disponíveis até o dia 14 de abril, contra um salto de 89% do Ibovespa.
Segundo o Banco Safra, a queda do Lagrange no pior momento da crise, embora significativa, foi controlada frente ao desempenho do mercado, dado que o fundo tem a premissa de operar alavancado, mas a recuperação se deu de modo muito mais forte, conforme o gráfico abaixo de retorno em 12 meses.
O banco destaca que a recuperação do fundo tem como pano de fundo a disciplina em manter a calma em momentos de pânico e seguir o planejamento de acordo com análises qualitativas e quantitativas. Essa é uma das lições mais reforçadas aos investidores em 2020.
Em março do ano passado, por exemplo, a forte queda das ações penalizou empresas de todos os setores, independentemente de seus fundamentos ou de suas perspectivas.
Situações como essas criam assimetrias entre o preço das ações e o valor das empresas, gerando boas oportunidades de investimento nos mais diferentes setores da Bolsa.
A recuperação se deu sem alavancagem, apenas por meio de um processo de stock picking, ou seja, selecionando ações que o Safra identifica em modelos com bom potencial de crescimento. Análises de stress test reforçaram a convicção de que os ativos estavam mal precificados no mercado, diz o Safra.
O processo de decisão de investimento conta, no Safra, com equipes multidisciplinares, de modo a compor tanto cenários macroeconômicos quanto análises detalhadas das empresas e seus valuations.
Como fazer investimento alavancado
Conhecer o próprio perfil de investidor é um dos passos mais importantes para montar uma carteira de investimentos. Ou seja, para começar a investir, é preciso ter claro qual é o objetivo a ser alcançado com as economias. Essa garante segurança e permite buscar o melhor potencial de retorno para cada nível de risco. Investimentos alavancados, por exemplo, são opções que podem ser exploradas por investidores dinâmicos, dispostos a maiores riscos.
Investir alavancado significa movimentar um volume financeiro maior do que o montante investido permitiria em operações comuns. Portanto, naturalmente, as oscilações positivas e negativas tendem a ser acentuadas.
Há diferentes modos de se posicionar em operações com alavancagem, com diversos níveis de risco. Um modo simples de ter acesso a este tipo de operação, contando com uma equipe profissional e experiente para monitorar riscos e oportunidades, é via fundos de investimento, como o Safra Lagrange II FIC FI Ações BDR.
No Safra Lagrange, um fundo de ações com foco na Bolsa brasileira, o gestor tem a possibilidade de operar alavancado em limites que por vezes chegam a 1,7 vezes o patrimônio gerido pelo fundo.
Em determinadas ocasiões, por outro lado, o fundo pode trabalhar sem alavancagem, ou até mesmo manter recursos em caixa para se defender, quando necessário. Nessa linha, um dos diferenciais do Safra Lagrange é que o fundo não realiza investimentos que podem resultar em perda definitiva de capital, ou seja, são evitadas operações com instrumentos que podem ‘virar pó’.
Saiba mais:
- Banco Safra revisa para cima projeção do PIB para 2021
- Safra reforça recomendação para ações da Petrobras
- Baixe o aplicativo e abra sua conta no Safra
Disciplina para operar alavancado
Quando a crise da Covid-19 alterou as premissas nos cenários de todos os investidores, o Safra Lagrange também ajustou seus níveis de alavancagem, diminuindo o risco potencial para preservar o patrimônio dos cotistas contra eventuais quedas do mercado.
Como investir em fundo alavancado
Além de conhecer o seu perfil de investidor, é importante respeitar os limites de alocação na sua carteira. Todos os meses, o relatório Safra Report indica a alocação sugerida para quatro perfis diferentes de investidores, com o percentual para cada classe de ativo.
Os fundos alavancados podem ajudar a compor essa carteira de renda variável. Por terem uma exposição maior ao mercado para cada real investido, é possível alcançar o limite sugerido de alocação em renda variável com menos recursos.
No Safra, há duas versões do fundo: o Safra Lagrange FIC FI Ações BDR, já fechado para aplicação, e o Safra Lagrange II FIC FI Ações BDR, de mesma composição, mas este aberto para novos investidores.