close

Fundos imobiliários: descontos indicam bom momento para investir

Banco Safra aponta bons fundamentos em vários fundos imobiliários, que devem manter fluxos de dividendos atraentes em 2025, mesmo diante do cenário desafiador

Perspectiva de baixo para cima de prédios em dia ensolarado na Avenida Paulista, em São Paulo, alusivo aos fundos imobiliários JSAF11 e JSRE11

A análise do Banco Safra aponta bons fundamentos em vários fundos imobiliários, como diversificação de ativos, boa localização, vacância sob controle e capacidade de repasse de preços | Foto: Getty Images

 Nos últimos três meses, as projeções de inflação mais alta, impulsionadas pela preocupação com a política fiscal brasileira e pelo aumento das tensões internacionais, levaram a uma expectativa de alta ainda maior nos juros. Como resultado, os Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs) seguiram se desvalorizando.

Desde novembro de 2024, os FIIs apresentaram contração de 4,8% (enquanto a Bolsa retrocedeu 1,2%), acumulando queda de 11,6% desde o início do aperto dos juros, o que elevou o desconto dos preços sobre o valor patrimonial para 24% e o dividend yield (rendimento dos dividendos) para 12,8% (ante 18% de desconto e dividendo de 11,3% em novembro de 2024).

Saiba mais

Cenário de oportunidades para investir em Fundos Imobiliários

Apesar da volatilidade esperada no curto prazo, os especialistas do Banco Safra acreditam que a atividade econômica deve se enfraquecer após o aumento dos juros projetado para maio de 2025, ajudando a acomodar as expectativas de inflação.

A análise do Banco Safra aponta bons fundamentos em vários fundos imobiliários (diversificação de ativos, boa localização, vacância sob controle e capacidade de repasse de preços), que devem manter fluxos de dividendos atraentes em 2025, mesmo diante do cenário desafiador.

Para o Safra, os descontos atuais dos fundos Imobiliários são excessivos, já que se encontram em patamares próximos aos de 2016, quando o Brasil viveu um cenário macroeconômico também muito desafiador.

Apesar de enxergar um desconto excessivo nas cotas dos fundos de tijolo e de existirem boas opções de alta qualidade técnica, o Banco Safra destaca que o ambiente de curto prazo, que incorpora juros e inflação mais elevados, deve continuar exercendo mais pressão sobre esse segmento.

Dessa forma, o Safra mantém uma exposição elevada aos fundos de ativos financeiros (em 47,5%), acima do seu peso no Ifix (cerca de 42%), pois acredita que esse segmento possa capturar melhor o ambiente de juros e inflação mais altos no curto prazo através da maior distribuição de dividendos, conforme indicado na Carteira Top FIIs de fevereiro, composta dos seguintes FIIs: JS Real Estate, TRX Real Estate, Riza Terrax, JS Ativos Financeiros, Bresco Logística, VBI Logístico, XP Malls, Kinea Unique, Mauá Recebíveis, VBI CRI, Kinea Securities, Pátria Recebíveis Imobiliários, Kinea Recebíveis Imobiliários e Vectis Juros Real.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra