Fundos multimercados apostam em recuperação com juro menor nos EUA
Gestores de alguns dos principais fundos de investimentos multimercados esperam recuperação dos ganhos e acreditam que o pior momento ficou para trás
25/09/2024A indústria de fundos multimercados vive um momento de boas perspectivas com o início do ciclo de cortes dos juros nos Estados Unidos, e o sertor tende a ter melhores performances aproveitando oportunidades que surgem nas principais economia do mundo. A análise é dos especialistas que participam do segundo dia da J. Safra Brazil Conference, evento anual mais importante do Banco Safra.
Os debates e encontros de negócios no Hotel Grand Hyatt São Paulo atraíram mais de 2,5 mil inscritos com palestras e debates de algumas das mais importantes autoridades do País, governadores, empreendedores, CEOs, gestores e outros convidados especiais. O evento será encerrado hoje pelo ministro da Fazenda Fernando Haddad.
O CEO do Banco Safra, Alberto Monteiro, abriu os debates na manhã desta quarta-feira destacando a importância do evento, que registra desde ontem mais de 1 mil reuniões paralelas com investidores e executivos das principais empresas brasileiras listadas em bolsa.
O debate sobre sobre “Os desafios para a indústria de multimercados no Brasil” reuniu Luis Stuhlberger, CEO do Verde Asset Management, James Oliveira, CIO da Vinland Capital e Rodrigo Azevedo, CEO da Ibiuna Investimentos.
Tanto James Oliveira quanto Rodrigo Azevedo afirmaram que o pior momento da indústria de multimercados ficou para trás. “A curva de incertezas no início de novembro, com as eleições nos EUA, é muito alta, mas os gestores de multimercados são experientes e sabem tomar decisões em cenários como este”, afirmou Rodrigo Azevedo. “O pior momento ficou para trás e o cenário é positivo para os multimercados”, acrescentou.
Saiba mais
- Expansão das apostas online eleva inadimplência, afirma Campos Neto
- J. Safra Brazil Conference tem público recorde em busca de informações estratégicas
- Como operar na bolsa de valores com a segurança da Safra Corretor
Luis Stuhlberger lembrou os investidores presentes que na aplicação em multimercados é muito difícil perder o valor principal da aplicação, por pior que seja o cenário. Os gestores apresentam suas estimativas para a tendência de corte de juros nos EUA, para cerca de 3% no ano que vem, e concordaram que a taxa Selic elevada no Brasil “veio para ficar”. Para Rodrigo Azevedo, a taxa básica de juros brasileira tende a ficar ao redor de 12% ou 13% ao ano em 2025.
Stuhlberger destacou os efeitos do último corte na taxa de juros americana. “A partir de agora, será preciso acompanhar a duração e a intensidade desse ciclo”, afirmou. Para James Oliveira, os resultados das eleições e a evolução do mercado de trabalho são os pontos de incerteza do panorama de curto prazo: “O Fed tem se mostrado bastante sensível às volatilidades de mercado”.
Rodrigo Azevedo, CEO da Ibiuna Investimentos, apontou a importância de estratégias de diversificação de recursos alocados. “Posições aplicadas em juros podem ser uma boa alternativa para lidar com as possibilidades apresentadas por diferentes cenários”, concluiu.
O evento prossegue hoje com debates sobre “A revolução no setor farmacêutico” e “O Futuro do sistema bancário”, “O futuro do mercado de pagamentos” e “Inteligência artificial” entre outros.
Programação da J. Safra Brazil Conference
Agenda: dia 25/9
9h15 – Abertura
Alberto Monteiro (Presidente, Banco Safra)
9h30
Os desafios para a indústria de multimercados no Brasil
James Oliveira(CIO, Vinland), Luis Stuhlberger (CEO & CIO, Verde) e Rodrigo Azevedo(CEO & CIO, Ibíuna)
Moderadores: Evandro Pereira (Head of Investment Banking and Equities Banco J. Safra), Maurício Hazzan (Head de Asset Allocation e FoF, Safra Wealth Management)
9h30
Revolucionando o setor farmacêutico
João Adibe Marques (CEO, Cimed), Pedro Coutinho (CEO, Safrapay) Moderador : Filipe Jorge (Head de Healthcare, J. Safra Investment Banking)
Acompanhe pelo canal do Safra no Youtube.
10h30
O Futuro do sistema bancário: Milton Maluhy (CEO, Itaú Unibanco), Isaac Sidney (Presidente, Febraban), Mario Leão (CEO, Santander Brasil)
Moderador : José Olympio Pereira (Presidente, Banco J. Safra)
11h30
Transformação do mercado de Saúde
Paulo Moll (CEO, Rede D´Or), Paulo Rebello (Presidente ANS), Jose Seripieri Filho (Júnior) (CEO, Amil)
Moderador: Filipe Jorge (Head de Healthcare, J. Safra Investment Banking)
11h30
O futuro do mercado de pagamentos: estamos perto do estágio maduro?
Adriano Navarini (VP of Financial Services, Picpay), Pedro Coutinho (CEO, Safrapay), Ricardo Tiezzi (Partner BCG)
Moderador: Daniel Vaz (Analista de Serviços Financeiros, Banco J. Safra)
11h30
Inteligência artificial
Marcel Saraiva (Sales Head, Nvidia Brasil), Tania Cosentino (General Manager, Microsoft Brazil)
Moderador: Mario Mello (VP de Tecnologia e Inovação, Banco Safra)
Acompanhe no canal do Banco Safra no Youtube.
12h30 – Almoço
14h
Special sits: desafios e oportunidades
Marcelo Hallack (Gestor e SócioFundador, Prisma Capital) Daniel Goldberg (CIO e Fundador, Lumina Capital), Alexandre Cruz (Fundador, JiveInvestments) Moderador: Maurício Hazzan (Head de Asset Allocation e FoF, Safra Wealth Management)
14h
Atacarejo, o modelo vencedor?
Everton Muffato (CEO, Mufatto), Belmiro Gomes (CEO, Assaí) Moderador: Vitor Pini (Analista de Varejo, Banco J. Safra)
14h
Brasil 2025/2026: cenários e perspectivas
Pedro Jobim (Economista-Chefe, Legacy), Daniel Leichsenring (Economista-Chefe, Verde Asset), Eduardo Yuki (Economista-Chefe, Banco Safra)
Moderador: Mauro Oliveira (Head, Corretora J. Safra)
15h
Investindo em crédito privado
Fabiana Moares (Head de Crédito Privado Safra Asset), Fayga Delbem (Head de Crédito Privado, Itaú Asset), Vivian Lee (Head de Crédito Privado, Ibiúna Invest.) Moderadores: Januaria Rotta (Head, Distrib. Crédito Privado, Safra) e Rafael Garcia (head DCM,Banco J. Safra)
15h
Cenário para mercados emergentes em 2025 Mali Chivakul (Economista, J. Safra Sarasin)
Moderador: Daniel Weeks (Economista-chefe, Safra Asset)
Acompanhe no canal do Banco Safra no Youtube.
15h
Indústria passiva e a revolução dos ETFs
Bruno Stein (Head de Produtos, Safra Asset), Nicolas Gomez (Head de ETF e Investimentos Indexados LatAm, Blackrock); Moderador: Mauro Oliveira (Head, Corretora J. Safra)
17h
Discurso de encerramento: Fernando Haddad (Ministro da Fazenda do Brasil)
Moderador: Joaquim Levy (Diretor de Estratégia Econômica e Relações com Mercados, Banco Safra)