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Gastos com combustível e despesa financeira derrubam lucro da Rumo

Maior operadora ferroviária do país, a Rumo (RAIL3) tem recomendação de compra, pelo Safra, com preço-alvo de R$ 32,80

Foto Rumo

Há expectativa melhor sobre as tarifas da Rumo para este ano, pois, a empresa consegue negociar suas tarifas com os clientes de maneira competitiva | Foto: Divulgação

A Rumo (RAIL3) apresentou resultado levemente negativo no segundo trimestre de 2022. Segundo o Banco Safra, apesar de apresentar uma melhora operacional, o lucro líquido da companhia caiu 90% na comparação anual, para R$ 30 milhões (prejuízo líquido de R$ 68 milhões no primeiro trimestre de 2022), resultado impulsionado por maiores despesas com combustível e despesas financeiras líquidas significativamente maiores.

O faturamento da Rumo cresceu 11% no comparativo anual, para R$ 2,4 bilhões, com o aumento sendo impulsionado por uma alta de 4,1% ano contra ano em volumes embarcados, para 18,6 bilhões de toneladas por quilômetro-útil (TKU), mais um aumento de 6,2% na tarifa média.

Saiba mais

O crescimento do volume foi impulsionado pelo aumento de 15% no ano no volume de sua Operação Norte, para 14 bilhões de TKUs, que compensou a queda de 33% no comparativo anual nos volumes da Operação Sul, para 2,7 bilhões de TKUs, após a quebra de safra de soja que reduziu o volume em 58,7% ano contra ano.

No entanto, segundo o Safra, os custos da Rumo aumentaram 21% no compartivo anual, principalmente devido ao aumento de 42% ano contra ano dos preços dos combustíveis, aumentando os custos variáveis que saltaram 28% no comparativo anual.

O resultado final da empresa foi fortemente impactado em 69% em relação ao ano passado, com o aumento de suas despesas financeiras líquidas, para R$ 592 milhões, resultado pressionado pela maior inflação e taxas de juros sobre seu passivo e impulsionado por dois fatores.

Segundo o Safra, este aumento das despesas financeiras ocorreu pela variação monetária sobre concessão passiva de R$ 93 milhões (ante R$ 23 milhões no segundo trimestre de 2021) e pelo resultado de R$ 65 milhões em juros sobre contingências. No mesmo período do ano passado, esse valor foi de R$ 23 milhões.

O banco informou que mantém a classificação de compra para a Rumo, principalmente considerando a alta apelativa de suas ações potencial e a robusta tese de investimento da empresa.

Além disso, segundo o Safra, há uma expectativa positiva para os resultados da empresa daqui para frente, impulsionada principalmente por estimativa de melhores volumes sendo embarcados a partir do segundo trimestre de 2022 e a fraca base de comparação com a safra falha no segundo semestre de 2021.

O banco ressalta, ainda, que há uma expectativa melhor sobre as tarifas, por do ambiente competitivo para a empresa negociar suas tarifas com os clientes, considerando o forte impacto do aumento do preço do diesel no custo do frete rodoviário.

Vale a pena investir em RAIL3?

  • Pré-pagamento das outorgas relativas à renovação das concessões Malha Paulista e Malha Central;
  • Perfil monopolista, uma vez que a concorrência nas redes ferroviárias só existe a partir de caminhões;
  • Conta com barreira de entrada relevante, pois o segmento é altamente intensivo em capital e demanda muito know-how regulatório.
  • Empresa exposta ao crescimento do agronegócio no Brasil;
  • Equipe de gestão altamente capacitada e confiável.

Quais são os principais riscos de RAIL3

  • Quebra da safra agrícola no país, especialmente soja e milho no Mato Grosso.

Sobre a Rumo (RAIL3)

A Rumo é a empresa resultante da fusão entre Rumo Logística e ALL – América Latina Logística, concluída em 2016. Oferece serviços logísticos de transporte ferroviário, elevação portuária e armazenagem. A principal área de atuação se estende sobre os Estados de Mato Grosso, São Paulo e os Estados da região sul do Brasil, onde quatro dos portos mais ativos do país estão localizados (através dos quais a maior parte da produção de grãos do Brasil é exportada).

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