Gato digital gigante derrete corações no Japão
Empresas japonesas mostram como fazer de um anúncio de rua um show de tecnologia capaz de parar o trânsito de pedestres e conquistar as redes sociais
08/07/2021Um gato do tamanho de dois andares no alto de um prédio, lambendo suas patas e miando, chama a atenção no centro de Toquio, perto da estação de metrô Shinjuku.
O gato está em um outdoor digital gigante de 74 metros de altura por 174 de largura, com qualidade 4K e efeito 3D. Ele atrai curiosos e enche as redes sociais de fotos e vídeos.
O personagem se comporta um pouco como um gato de verdade, no sentido de que ele faz o que quiser. Faz breves aparições por hora, entre uma série de anúncios e vídeos musicais.
Ele boceja e dorme por horas e as vezes mia ou até diz olá para os pedestres lá embaixo. Ao contrário de muitos dos outdoors e placas piscando na área, o gato não anuncia nenhum produto ou marca específica. Na verdade, anuncia o próprio outdoor e a tecnologia de imagem de alta qualidade.
Gato digital não anuncia produto, mas tecnologia
Takayuki Ohkawa, porta-voz do conglomerado japonês Unika, uma das duas empresas que comandam a exibição, disse que o gato não tem um nome oficial. Ele é chamado de “o gato da saída leste do metrô Shinjuku.
“Há muitas razões pelas quais decidimos exibir o gato, mas uma das principais é que o mundo ficou escuro com a pandemia, e estamos tentando alegrar o nosso bairro de Shinjuku”, afirmou Ohkawa ao New York Times.
Um vídeo do outdoor do gato está sendo transmitido ao vivo no Youtube para aqueles que não podem visitar a área de Shinjuku. Por volta da hora do almoço na quinta-feira, cerca de 200 usuários do YouTube estavam assistindo enquanto o gato acenava com a cauda e olhava para alguns vagões de metrô.
Pelo youtube o efeito 3D não é o mesmo, ainda assim o gato faz sucesso. Na verdade o gato está anunciando as novas possibilidades que a tecnologia oferece para chamar a atenção dos pedestres nas grandes cidades, fazendo com que parem de olhar para o celular nem que seja por instantes, para tirar fotos e filmar e em seguida alimentar as redes sociais com mais imagens.
Tecnologia 3D ganha espaço em ourdoors
Autoridades em Tóquio relataram 920 novas infecções de Covid-19 na quarta-feira, a maior contagem da cidade desde meados de maio. Na quinta-feira, o governo japonês colocou Tóquio sob seu quarto estado de emergência desde o início da pandemia, semanas antes da cidade sediar os Jogos Olímpicos de Verão.
Não é o primeiro outdoor tridimensional a encantar pedestres e usuários de mídia social no leste da Ásia. Um deles fez sucesso em Seul no ano passado exibindo uma onda gigante. Outro, na cidade chinesa de Chengdu, mostrava uma nave espacial semelhante a “Star Trek”, que parecia emergir de um prédio.