close

Gato-robô melhora humor de doentes de Alzheimer

Gatos robóticos foram capazes de reduzir comportamentos relacionados ao estresse e demência em experiência na Florida Atlantic University

Os participantes da pesquisa apresentaram melhorias em todas as pontuações de humor após a convivência com os gatos-robôs | Foto: Getty Images

Pesquisadores da Florida Atlantic University descobriram que o envolvimento com um animal de estimação robótico pode ajudar pessoas com doença de Alzheimer ou demência associada à doença.

A presença dos animais robóticos demonstrou ser capaz de reduzir comportamentos relacionados ao estresse e demência sem as responsabilidades mais complexas da posse de animais de estimação de verdade.

Nos Estados Unidos, pelo menos 1 em cada 3 idosos morrem com Alzheimer ou demência relacionada, para a qual não há cura, segundo os pesquisadores. A demência afeta mais de 50 milhões de pessoas em todo o mundo, aponta o estudo.

Pessoas com Alzheimer muitas vezes têm sintomas comportamentais e psicológicos, incluindo depressão, agressão e ansiedade. Medicamentos usados para tratar esses sintomas podem ter efeitos colaterais.

Os pesquisadores americanos acompanharam a presença de gatos robóticos como acompanhantes de 12 indivíduos com Alzheimer e demências relacionadas em um centro médico.

Cada participante recebeu um gato robótico. Eles passavam 30 minutos com seus animais de estimação duas vezes por semana durante 12 semanas.

Gato-robô muda humor de doentes de Alzheimer

Os pesquisadores observaram os participantes do estudo sorrindo e conversando com seus gatos. Os animais de estimação foram projetados para responder às ações, ronronando quando acariciados, por exemplo.

Os médicos relatam que os idosos realmente acreditavam estar com animais de verdade, interagindo com eles com grande envolvimento.

Os pesquisadores avaliaram a resposta dos idosos usando três escalas de humor e comportamento diferentes. Eles descobriram que os participantes tiveram melhorias em todas as pontuações de humor.

Olhando para a cognição – habilidades de pensamento – os pesquisadores encontraram uma leve a moderada melhora na atenção e linguagem no pós-teste de mais da metade dos participantes em comparação com o pré-teste.

Os pesquisadores também avaliaram a relação entre os testes de cognição e humor, com achados indicando relação entre humor positivo e notas de avaliação de estado mental, segundo o estudo.

Ao mesmo tempo em que contribuíram para a melhora do humor, comportamento e a acuidade mental, os animais de estimação robóticos deram aos participantes uma maneira alternativa de se expressarem, disseram os pesquisadores. As melhorias no humor e no comportamento também podem se traduzir na melhoria da qualidade de vida dos cuidadores e familiares, disseram.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra