Gatos podem, sim, ser psicopatas, diz estudo
Estudo publicado em jornal especializado em psicologia apresenta questionário e método para avaliar gatos psicopatas
26/11/2021Uma pesquisa científica comprovou o que muitos donos de gatos já desconfiavam. Alguns dos felinos costumam demonstrar comportamentos psicopatas. Alguns até costumam chamar seus bichanos de “psicogatos”.
Os desvios de comportamentos costumam ser perdoados, pois os “gateiros” admiram muitas outras qualidades das suas adoráveis criaturas.
Um grupo de cientistas das univeridades de Liverpool e John Moores publicou um estudo no Journal of Research in Personality com base em 2.042 donos de um ou mais gatos, com a primeira ferramenta disponível para medir a psicopatia em gatos.
Batizado de CAT-Tri +, o teste vem na forma de 46 afirmações que permitem aos proprietários avaliarem seu animal de estimação.
Questionário avalia ‘psicogatos’:
- Meu gato atormenta sua presa em vez de matá-la imediatamente
- Meu gato vocaliza alto (por exemplo, mia, uiva) sem motivo aparente
- Meu gato costuma ficar agitado e aparentemente descoordenado
- Meu costuma sentar em lugares altos
- Meu gato domina os gatos da vizinhança
- Meu gato costuma ronronar ao atacar pessoas ou animais
Questionário ajuda donos a avaliar gatos psicopatas
Todas as respostas são pontuadas em uma escala de até cinco pontos. Os pesquisadores realizaram o estudo com a intenção de melhorar o relacionamento entre os gatos e seus donos.
A pesquisadora Rebecca Evans explica que o estudo desenvolve um método para medir a psicopatia em gatos domésticos.
O questionário, segundo ela, foi desenvolvido usando exemplos fornecidos pelo proprietário sobre o comportamento de seus gatos no contexto do modelo triárquico de psicopatiaobserva aspectos de ousadia, mesquinhez e desinibição.
“O questionário final mede cinco fatores da psicopatia felina: ousadia, maldade, desinibição, hostilidade a animais de estimação e hostilidade a humanos.
Em termos da relação entre gato e dono, Evans explicou que os donos relataram ter uma relação de qualidade inferior com gatos malvados e ousados, mas uma relação de qualidade superior com gatos desinibidos e hostis aos animais de estimação.
“Acreditamos que, como qualquer outro traço de personalidade, a psicopatia pode apresentar diferentes graus de pontuação em cada animal. Assim como nos humanos. Íntegra do estudo sobre os Psicogatos.